Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8548

ISSN 2237-9045
Instituição Fundação Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Carolina Nascimento Monzesse Azevedo
Orientador Vicentina A. Veloso de Barros Lisboa
Outros membros Juliane Ramos Gonçalves
Título Pedagogia de Projetos: Desafios e Possibilidades da Prática Docente
Resumo O presente artigo discute a importância da Pedagogia de Projetos, uma concepção de ensino que valoriza o aluno e suas vivências, o interesse pela escola e a aprendizagem significativa, visando um pleno desenvolvimento do educando num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos. As indagações iniciais surgiram durante os estágios, quando vivenciamos diferentes formas de ensino, porém, a maioria delas, não valorizava o conhecimento do aluno, eram práticas desvinculadas da teoria. O objetivo desse estudo foi conhecer os princípios teóricos da Pedagogia de Projetos e analisar a prática docente a ela relacionada. E, de forma específica, pretendeu-se verificar o êxito e dificuldades na prática pedagógica baseada em Projetos, identificando o papel do professor e do aluno nesse processo. O estudo foi realizado numa escola privada, situada na zona urbana da cidade de Viçosa-MG. A escolha por essa escola se deu por ser uma instituição que tem em sua Proposta Pedagógica a Pedagogia de Projetos como eixo norteador de seu trabalho. Para atender aos objetivos foi utilizado o questionário aberto, tendo como sujeitos desse estudo, sete professores, três da Educação Infantil e quatro do Ensino Fundamental dos anos iniciais, que foram escolhidos por estarem diretamente envolvidos com a aplicação de Projetos de Trabalhos em sala de aula. Os dados foram tabulados e analisados mediante metodologia definida para esse estudo. A partir das análises dos questionários foi possível perceber que a Pedagogia de Projetos visa a escola como um espaço vivo de interações que valoriza o real, as múltiplas linguagens e as diversidades presente no contexto do aluno, bem como propicia a reflexão do docente e do aluno sobre o processo de ensino aprendizagem. Os dados evidenciaram que durante o processo de ensino os alunos registram seus conhecimentos prévios, dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema, o que torna o aluno mais autônomo e responsável, assim, ele estuda para saciar seus desejos e inquietações e não apenas para tirar notas e ser aprovado. Foi possível concluir, ao final da pesquisa, que a Pedagogia de Projetos visa a transgressão do espaço escolar, transformando-o em um ambiente vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas diversidades, propiciando a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, buscando aperfeiçoá-lo de acordo com as diferentes demandas. Para isso, exige-se um constante aperfeiçoamento e estudo do professor que convive com desafios diários, possibilitando, assim, uma educação de qualidade ao aluno.
Palavras-chave Projetos de trabalho, prática docente, papel do professor.
Forma de apresentação..... Painel
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