Resumo |
O presente artigo discute a importância da Pedagogia de Projetos, uma concepção de ensino que valoriza o aluno e suas vivências, o interesse pela escola e a aprendizagem significativa, visando um pleno desenvolvimento do educando num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos. As indagações iniciais surgiram durante os estágios, quando vivenciamos diferentes formas de ensino, porém, a maioria delas, não valorizava o conhecimento do aluno, eram práticas desvinculadas da teoria. O objetivo desse estudo foi conhecer os princípios teóricos da Pedagogia de Projetos e analisar a prática docente a ela relacionada. E, de forma específica, pretendeu-se verificar o êxito e dificuldades na prática pedagógica baseada em Projetos, identificando o papel do professor e do aluno nesse processo. O estudo foi realizado numa escola privada, situada na zona urbana da cidade de Viçosa-MG. A escolha por essa escola se deu por ser uma instituição que tem em sua Proposta Pedagógica a Pedagogia de Projetos como eixo norteador de seu trabalho. Para atender aos objetivos foi utilizado o questionário aberto, tendo como sujeitos desse estudo, sete professores, três da Educação Infantil e quatro do Ensino Fundamental dos anos iniciais, que foram escolhidos por estarem diretamente envolvidos com a aplicação de Projetos de Trabalhos em sala de aula. Os dados foram tabulados e analisados mediante metodologia definida para esse estudo. A partir das análises dos questionários foi possível perceber que a Pedagogia de Projetos visa a escola como um espaço vivo de interações que valoriza o real, as múltiplas linguagens e as diversidades presente no contexto do aluno, bem como propicia a reflexão do docente e do aluno sobre o processo de ensino aprendizagem. Os dados evidenciaram que durante o processo de ensino os alunos registram seus conhecimentos prévios, dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema, o que torna o aluno mais autônomo e responsável, assim, ele estuda para saciar seus desejos e inquietações e não apenas para tirar notas e ser aprovado. Foi possível concluir, ao final da pesquisa, que a Pedagogia de Projetos visa a transgressão do espaço escolar, transformando-o em um ambiente vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas diversidades, propiciando a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, buscando aperfeiçoá-lo de acordo com as diferentes demandas. Para isso, exige-se um constante aperfeiçoamento e estudo do professor que convive com desafios diários, possibilitando, assim, uma educação de qualidade ao aluno. |