Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8541

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vinicius Fernandes Paris
Orientador LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO
Outros membros Abigail Brandão Barroso, André Luiz Coutinho Júnior, Bárbara Luiza de Souza, Danúbia Joanes Rosa Guerra, Henrique Nepomuceno Aroni, Maria Abreu Gott Cunha, Renata Conceicao Pimentel de Lima
Título Aplicação dos conhecimentos de técnica dietética na elaboração de mistura láctea artesanal como opção de substituição de requeijão tradicional industrializado.
Resumo Introdução: O atual cenário brasileiro segue o estilo de vida de países desenvolvidos proporcionado pela globalização. Utiliza-se, cada vez mais, a praticidade e a economia de tempo, que podem contribuir negativamente para a modificação de hábitos alimentares devido ao aumento no consumo de alimentos processados e ultraprocessados. Simultaneamente, observa-se um aumento na prevalência de sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Objetivo: desenvolver uma mistura láctea como substituto do requeijão tradicional industrializado. Descrição das ações: procedeu-se ao desenvolvimento de uma formulação que apresentasse uma forma de preparo simples, prático e sem a adição de conservantes, atendendo as recomendações do Guia Alimentar para a população brasileira que destaca a preferência por alimentos in natura ou minimamente processados em detrimento aos alimentos processados e ultraprocessados. O trabalho foi desenvolvido na disciplina NUT 329 – Técnica Dietética I, no primeiro semestre letivo de 2017. O produto consistiu de uma mistura láctea, denominada “falso requeijão”, e foi elaborado a partir de ingredientes in natura e minimamente processados, com destaque para adição de uma erva aromática, visando aumentar o conteúdo de substancias antioxidantes, além de contribuir para melhoria dos atributos sensoriais. A adição de amido foi necessária para propiciar uma textura e consistência semelhante ao requeijão tradicional. As informações nutricionais foram calculadas com auxílio de tabelas de composição de alimentos e os resultados foram comparados com o rótulo de requeijão tradicional disponível no mercado. O custo do produto também foi avaliado. Resultados alcançados: obteve-se um produto com consistência e textura semelhante ao requeijão tradicional, com grande versatilidade, podendo ser usado, por exemplo, como um patê ou até mesmo um molho para lanches. Comparando o “falso requeijão” com o requeijão tradicional industrializado obteve-se uma redução de aproximadamente 43% das Calorias. Em termos de macronutrientes, o “falso requeijão” apresentou um conteúdo maior de carboidrato e menor de lipídeos. A redução no conteúdo de lipídeos foi de aproximadamente 58%. O conteúdo de proteína foi equivalente. O custo final do produto formulado foi 43,8% mais barato que o requeijão tradicional industrializado. É importante salientar que a substituição do requeijão tradicional industrializado pelo “falso requeijão” pode ser uma estratégia nutricional para reduzir o conteúdo de gordura e de calorias em situações clínicas específicas. Conclusão: foi possível desenvolver uma preparação culinária nutritiva e saudável, para substituir um alimento industrializado ultraprocessado. A experiência vivenciada na disciplina permitiu aliar os conhecimentos de técnica dietética e das orientações do Guia Alimentar do Brasil no desenvolvimento de um produtos que pode contribuir para melhoria do perfil alimentar de indivíduos.
Palavras-chave Guia Alimentar, Dietética, Produtos Lácteos.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.