Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8540

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Zootecnia
Setor Departamento de Zootecnia
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Mariana Mescouto Lopes
Orientador MARCIO DE SOUZA DUARTE
Outros membros Felipe Henrique de Moura, Letícia Maria Pereira Sanglard, Ranyeri Oliveira Souza, Thaís Correia Costa
Título Avaliação molecular dos efeitos da nutrição materna durante a gestação sobre o desenvolvimento pós-natal em bovinos de corte
Resumo A influência da restrição nutricional materna tem sido relatada como a principal causa do crescimento fetal limitado, e isso implica em um dos principais problemas na pecuária. Buscando minimizar estes problemas, tem-se adotado estratégias de suplementação em diferentes estágios de gestação, principalmente no terço final, sendo considerado o período de maior influência sob o desenvolvimento do bezerro. Contudo, estudos provam que a alteração dietética da matriz no inicio da gestação pode causar danos ao feto que irão se prolongar por toda sua vida. Logo, o objetivo desse trabalho é avaliar o impacto de estratégias alimentares durante a gestação e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento de tecidos durante a fase pós-natal.
O experimento foi realizado no Setor de Gado de Corte - Departamento de Zootecnia - Universidade Federal de Viçosa, teve uma duração 240 dias correspondentes aos últimos oito meses da gestação.
O delineamento foi inteiramente casualizado com três tratamentos e nove repetições. Os tratamentos foram, (PB30-P2): suplementação no segundo período da gestação, (PB30-P3): suplementação no terceiro período da gestação e (MM): mistura mineral durante a gestação.
O suplemento contendo 30% de PB foi fornecido na quantidade de 150 kg por animal durante todo período do experimento. No grupo controle os animais receberam apenas mistura mineral ad libitum durante a gestação. Após o nascimento os bezerros (as) e suas respectivas mães foram alocados em um único tratamento alimentar.
Trinta dias após nascimento foi realizada biópsia do tecido muscular esquelético e também foi retirado amostras de sangue para medir glicose, triglicerídeos, insulina e leptina. O tecido muscular esquelético coletado foi utilizado para analises histológicas e biomoleculares para os genes ACC1, ADIPOR1, CD36, CPT1B, FASN, HSL, INSR, LEPR, LPL, MLYCD, MEF2A, MYH3, NRF1, PFKFB2, PPARGC1A, SREBP1C e TBC1D1.
Os resultados das análises de expressão gênica foram transformados utilizando-se ln (x + 1) a fim de serem normalizados. Os valores das médias de cada tratamento foram estimados por meio de mínimos quadrados. Todas análises estatísticas foram realizadas utilizando-se o SAS 9.2 usando-se o nível de probabilidade de 5%.
O peso final, ganho de peso diário e a concentração de glicose em animais nascidos de vacas que foram suplementadas foram maiores que comparados com os não suplementados, porém não teve diferença entre suplementados no meio ou no terço final da gestação.
A expressão de mRNA para MEF2A e PPARC1A foi maior em animais suplementados e também foi maior em animais suplementados no início da gestação. Não foi observado diferenças significativas em relação aos demais genes.
Os resultados sugerem que a suplementação aumenta a produtividade e o desempenho, com algumas mudanças no metabolismo energético do músculo, aumentando o crescimento e alterando a composição corporal, o que traz diversos benefícios econômicos.
Palavras-chave Restrição nutricional materna, desenvolvimento pós-natal, programação fetal
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.