Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8539

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Raquel Alves Bozzi
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Jeferson André Gonçalves, Lúcia Soares Ferreira
Título "Interlocução da sabedoria popular com os saberes científicos: 'Do sabão da vovó ao sabão industrial’”
Resumo O ensino de Química nas escolas ainda é feito de uma maneira tradicional, o que leva, muitas vezes, a um desinteresse pela disciplina. Com o intuito de promover um aprendizado diferenciado, na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, em Viçosa, MG, a equipe de licenciandos do PIBID de Química da UFV, tem atuado em conjunto com a professora de Química do ensino médio, desenvolvendo um projeto de ensino intitulado “Vivenciando e aprendendo Ciências na Escola Estadual Santa Rita de Cássia”. Esse projeto é constituído por diversas etapas e subtemas. A execução desse projeto possibilita o diálogo dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos, ampliando assim seus conhecimentos e desenvolvendo um raciocínio crítico, para uma melhor interação com o mundo enquanto cidadão. Além disso propicia o trabalho em conjunto, a aquisição de informações fora do padrão “sala de aula”, o desenvolvimento do espírito colaborativo e o auto desenvolvimento tanto dos alunos, quanto dos licenciandos. Para o desenvolvimento da etapa “Interlocução da sabedoria popular com os saberes científicos: "Do sabão da vovó ao sabão industrial” foram realizados encontros semanais na própria escola no horário extra turno dos alunos, com duração de duas horas cada. Foram cinco encontros no total e cerca de quarenta alunos das turmas do primeiro ano do ensino médio participaram. Para cada encontro a professora indicava um tema para que fosse feita uma atividade com os alunos. Essas atividades eram diversas, entre elas, pesquisar sobre os materiais de limpeza e quais materiais eram usados na limpeza da escola, analisar os rótulos e pH (potencial hidrogeniônico), pesquisar sobre os impactos ambientais causados pelo uso desses materiais, enfatizando os sabões. Os alunos pesquisaram sobre a história do sabão, o poder da espuma, dentre outros temas, e, com conhecidos e familiares, buscaram por receitas de feitura do sabão. Através dos dados coletados constataram a diversidade das receitas do "fazer sabão", estudaram as reações químicas envolvidas no processo e a importância de usar a quantidade exata dos materiais para produzi-lo. Por fim foi feito experimentalmente o sabão de cinzas, que poucos conheciam, e também o sabão mais conhecido por eles, inclusive usado na escola, que é o feito com soda cáustica. No dia 22 de outubro de 2016, esse projeto foi apresentado na Feira do Conhecimento da cidade. Os alunos projetaram e levaram um banner, alguns experimentos e também os sabões produzidos por eles, para expor para o público presente. Diante dessa experiência, foi possível observar o quanto o projeto temático permite uma aprendizagem contextualizada e significativa. Trata-se de uma estratégia didática, que requer tempo e planejamento, e que traz bons resultados, notados ao longo de sua execução, pela dedicação e envolvimento dos alunos participantes, além da aprendizagem significativa dos conceitos científicos.
Palavras-chave Ensino de Química, Projeto temático, interlocução de saberes
Forma de apresentação..... Painel
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