Resumo |
O ensino de Química nas escolas ainda é feito de uma maneira tradicional, o que leva, muitas vezes, a um desinteresse pela disciplina. Com o intuito de promover um aprendizado diferenciado, na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, em Viçosa, MG, a equipe de licenciandos do PIBID de Química da UFV, tem atuado em conjunto com a professora de Química do ensino médio, desenvolvendo um projeto de ensino intitulado “Vivenciando e aprendendo Ciências na Escola Estadual Santa Rita de Cássia”. Esse projeto é constituído por diversas etapas e subtemas. A execução desse projeto possibilita o diálogo dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos, ampliando assim seus conhecimentos e desenvolvendo um raciocínio crítico, para uma melhor interação com o mundo enquanto cidadão. Além disso propicia o trabalho em conjunto, a aquisição de informações fora do padrão “sala de aula”, o desenvolvimento do espírito colaborativo e o auto desenvolvimento tanto dos alunos, quanto dos licenciandos. Para o desenvolvimento da etapa “Interlocução da sabedoria popular com os saberes científicos: "Do sabão da vovó ao sabão industrial” foram realizados encontros semanais na própria escola no horário extra turno dos alunos, com duração de duas horas cada. Foram cinco encontros no total e cerca de quarenta alunos das turmas do primeiro ano do ensino médio participaram. Para cada encontro a professora indicava um tema para que fosse feita uma atividade com os alunos. Essas atividades eram diversas, entre elas, pesquisar sobre os materiais de limpeza e quais materiais eram usados na limpeza da escola, analisar os rótulos e pH (potencial hidrogeniônico), pesquisar sobre os impactos ambientais causados pelo uso desses materiais, enfatizando os sabões. Os alunos pesquisaram sobre a história do sabão, o poder da espuma, dentre outros temas, e, com conhecidos e familiares, buscaram por receitas de feitura do sabão. Através dos dados coletados constataram a diversidade das receitas do "fazer sabão", estudaram as reações químicas envolvidas no processo e a importância de usar a quantidade exata dos materiais para produzi-lo. Por fim foi feito experimentalmente o sabão de cinzas, que poucos conheciam, e também o sabão mais conhecido por eles, inclusive usado na escola, que é o feito com soda cáustica. No dia 22 de outubro de 2016, esse projeto foi apresentado na Feira do Conhecimento da cidade. Os alunos projetaram e levaram um banner, alguns experimentos e também os sabões produzidos por eles, para expor para o público presente. Diante dessa experiência, foi possível observar o quanto o projeto temático permite uma aprendizagem contextualizada e significativa. Trata-se de uma estratégia didática, que requer tempo e planejamento, e que traz bons resultados, notados ao longo de sua execução, pela dedicação e envolvimento dos alunos participantes, além da aprendizagem significativa dos conceitos científicos. |