Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8536

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física
Setor Departamento de Física
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Mateus Brener Reis de Sá
Orientador ALVARO JOSE MAGALHAES NEVES
Título Metodologia "Peer Instruction" : Implantação, Desenvolvimento e Avaliação Crítica
Resumo O método ativo mais conhecido e utilizado no ensino de Física é o “Peer Instruction” (PI). Há na literatura científica evidência empírica sólida de que o PI proporciona ganhos de aprendizagem superiores aos da metodologia tradicional, esta centrada nas exposições do instrutor. A metodologia “Instrução Pelos Colegas”, como também é conhecida no Brasil, envolve estudo antecipado para as aulas por parte dos alunos, exposições do professor e a resolução de questões conceituais individualmente e em grupo durante as aulas. A importância específica de cada um desses elementos tem sido discutida na literatura científica, mas os resultados permanecem controversos. A nossa pesquisa analisou dados coletados desde 2011 por um grupo de pesquisadores do Departamento de Física da UFV, envolvendo mais de 3.000 alunos em uma disciplina introdutória de Física. Ela mostra que a aplicação do PI per se não proporcionou ganhos de aprendizado, exceto para 10% dos estudantes - o grupo com melhor preparo acadêmico. Para os outros alunos, as duas metodologias (PI e tradicional) levaram a resultados estatisticamente equivalentes. Entretanto, conjugando o PI com questionários pré-aula, elaborados para estimular o estudo antecipado para a aula, a metodologia proporcionou um ganho de aprendizado significativamente superior em todo o espectro de preparo acadêmico. Este resultado levanta uma questão fundamental – o referido resultado superior obtido com o PI associado aos questionários é fruto apenas do estudo pré-aula, ou os outros elementos do PI são também importantes? Os resultados obtidos ao longo de três semestre acadêmicos indicam que a introdução dos questionários no método tradicional eleva o ganho de aprendizagem, porém ele não alcança o patamar observado associando-se PI e questionários. Contudo, para alunos com menor preparo acadêmico a vantagem do PI é comparativamente pequena. Neste trabalho mostramos também um estudo de curto prazo sobre a efetividade do Peer Instruction no ensino de Física no Ensino Médio. Os resultados sobre o ganho de aprendizagem estão linha com os melhores encontrados na literature científica.
Palavras-chave Peer-Instruction, Ensino, Física
Forma de apresentação..... Oral
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