Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8534

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rosalina Pereira de Meireles
Orientador Marília Marota de Souza
Título Principais dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos do 5º ano do ensino fundamental nas operações básicas da matemática de escolas públicas de Ubá-MG
Resumo Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem que envolvem as operações básicas da matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e especificamente, identificar quais metodologias de ensino e recursos didáticos são adotados pelos professores, bem como a relação dos conteúdos aprendidos ao cotidiano dos alunos. Como instrumento metodológico, foi utilizado questionário composto por 23 questões, direcionado aos professores de oito escolas municipais da zona urbana de Ubá/MG, sendo essas as que ofertam esta etapa de escolarização. Dos vinte e três professores lotados nas instituições, quinze são participantes desta pesquisa, sendo 13 (86,7%) do sexo feminino e 2 (13,3%), masculino. Do total, 73,3% (11) exercem a função docente em outra escola e 26,7% (4) não exercem outro cargo, sendo que 7 (46,7%) possuem mais de 6 anos atuantes no 5º ano do Ensino Fundamental e 3 (20%) deles há mais de 16 anos nessa mesma série. Para 86,7% (13), seus alunos tiveram professores que trabalharam a matemática com metodologias adequadas e 13,3% (2) responderam não para o item. Na percepção de 100% dos professores, os conteúdos trabalhados estão relacionados ao cotidiano dos aprendizes. Quando o aluno apresenta dificuldades de aprendizagem, eles procuraram diversificar suas metodologias de ensino para atender as necessidades dos alunos, com estratégias diferencias de atendimentos individuais para sanar as dúvidas. As principais dificuldades desses alunos são mais evidentes e acentuadas na multiplicação e divisão devido à falta de atenção e memorização dos “fatos”, por não saberem a tabuada ou por dificuldades individuais. Os recursos didáticos mais utilizados são o livro didático e Q.V.L (Quadro Valor de Lugar) (93,30%), material dourado (66,7%) e ábaco (73,3%), sendo o Tangram (13,30%) o menos utilizado, ao passo que 40% destacam a utilização de outros materiais, tais como jogos matemáticos e os reutilizáveis (palitos, tampas de garrafas). Um educador destaca: “na nossa escola não temos muito tempo para trabalhar com materiais concretos... utilizo bastante o livro e sempre que noto dificuldade passo desenhos no quadro, a fim de que consigam visualizar a subtração.” Aulas expositivas (67,7%), expositivas dialogadas (86,7%) e estudo dirigido (86,7%) são as estratégias metodológicas mais utilizadas pelos participantes, sendo os debates (33,30%), seminários (13,30%) e jogos e brincadeiras motoras (6,70%) os menos utilizados. As metodologias de ensino podem se diversificar, envolvendo maior participação do aluno no processo ensino-aprendizagem e a utilização de material concreto é necessária e importante para esse processo de ensino-aprendizagem. Com aulas prazerosas, relacionadas ao cotidiano dos alunos, que incentivem a curiosidade e criatividade dos mesmos, o docente pode contribuir de forma significativa para a aprendizagem discente.
Palavras-chave Dificuldades de Aprendizagem, Operações Básicas de Matemática, Metodologias de Ensino.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.