Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8531

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Soraia Aparecida Monteiro
Orientador ROGERIA DA SILVA MARTINS
Título Educação na Prisão: Ensino de Sociologia
Resumo A Educação de Jovens e adultos (EJA) em situação de privação de liberdade, assegurada pelo Estado, por diversos dispositivos legais, encontra dificuldades estruturais e do próprio ensino. Marcada por uma diversidade de público, a EJA ainda é um campo de luta pelo direito à educação para todos. Apoiando-se nessa prerrogativa, o Programa de Educação Prisional, desenvolvido por bolsistas de diversos cursos de graduação da UFV, tem por objetivo proporcionar o Estagio de Vivência Prisional e a prática da pesquisa sobre a educação na prisão. Aos bolsistas de sociologia cabem entender como a disciplina se insere nesse contexto, suas implicações, práticas e possibilidades. Amparado pela pesquisa-ação o projeto atua na capacitação de estudantes e professores da educação básica envolvidos nos espaços prisionais de Viçosa. As atividades se iniciaram com a revisão bibliográfica e, buscando alinhar todos os atores envolvidos, foram realizado dois Seminários de Capacitações, um nos dias 11 a 15 de julho de 2016 e outro no dia 23/06/2017, cujo público alvo foram licenciandos, professores da escola, promotor público, membros da equipe de segurança do presídio, representantes da Secretaria de Estado de defesa Social e especialistas no tema. Os bolsistas também foram inseridos na dinâmica da sala de aula, a cada três meses acompanham algumas aulas e a partir dessa observação e do planejamento conjunto com o(a) professor(a) da disciplina elaboram atividades. A área de sociologia realizou também uma pesquisa, através de um formulário estruturado, junto aos professores para entender as percepções e sentimentos que envolvem a educação na prisão. Após esse levantamento geral, foram realizadas entrevistas especificas para a disciplina de sociologia, com a professora que atuou em 2016 e a atual, para compreender um pouco mais a fundo a relação da sociologia com o ambiente prisional. Os resultados parciais apontam que, apesar, das diversas dificuldades enfrentadas no ambiente prisional, a experiência é marcante para alunos, bolsistas e professores, além de se apresentar como um enorme potencial de ressocialização e de mudança de perspectivas do sujeito apenado para o retorno e reinserção à sociedade. Já o ensino de sociologia se mostra privilegiado, pois permite que o professor se reinvente a cada dia. Devido ao pequeno número de alunos e ao próprio interesse desses estudantes pela disciplina que, em geral, tratam de temas, fatos e experiências do dia a dia, a aula apresenta uma dinâmica distinta das encontradas na educação regular, justamente pela maturidade e riqueza de experiências dos alunos. Os alunos esperam ansiosamente as aulas de sociologia, pois é uma disciplina que trata de temas atuais, relevantes e de interesse desse público. Entretanto, há também obstáculos no ensino de sociologia sendo, o principal, o material didático, que além de escasso, apresenta um conteúdo muito limitado
Palavras-chave Educação na prisão, EJA, sociologia
Forma de apresentação..... Oral
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