Resumo |
A Educação de Jovens e adultos (EJA) em situação de privação de liberdade, assegurada pelo Estado, por diversos dispositivos legais, encontra dificuldades estruturais e do próprio ensino. Marcada por uma diversidade de público, a EJA ainda é um campo de luta pelo direito à educação para todos. Apoiando-se nessa prerrogativa, o Programa de Educação Prisional, desenvolvido por bolsistas de diversos cursos de graduação da UFV, tem por objetivo proporcionar o Estagio de Vivência Prisional e a prática da pesquisa sobre a educação na prisão. Aos bolsistas de sociologia cabem entender como a disciplina se insere nesse contexto, suas implicações, práticas e possibilidades. Amparado pela pesquisa-ação o projeto atua na capacitação de estudantes e professores da educação básica envolvidos nos espaços prisionais de Viçosa. As atividades se iniciaram com a revisão bibliográfica e, buscando alinhar todos os atores envolvidos, foram realizado dois Seminários de Capacitações, um nos dias 11 a 15 de julho de 2016 e outro no dia 23/06/2017, cujo público alvo foram licenciandos, professores da escola, promotor público, membros da equipe de segurança do presídio, representantes da Secretaria de Estado de defesa Social e especialistas no tema. Os bolsistas também foram inseridos na dinâmica da sala de aula, a cada três meses acompanham algumas aulas e a partir dessa observação e do planejamento conjunto com o(a) professor(a) da disciplina elaboram atividades. A área de sociologia realizou também uma pesquisa, através de um formulário estruturado, junto aos professores para entender as percepções e sentimentos que envolvem a educação na prisão. Após esse levantamento geral, foram realizadas entrevistas especificas para a disciplina de sociologia, com a professora que atuou em 2016 e a atual, para compreender um pouco mais a fundo a relação da sociologia com o ambiente prisional. Os resultados parciais apontam que, apesar, das diversas dificuldades enfrentadas no ambiente prisional, a experiência é marcante para alunos, bolsistas e professores, além de se apresentar como um enorme potencial de ressocialização e de mudança de perspectivas do sujeito apenado para o retorno e reinserção à sociedade. Já o ensino de sociologia se mostra privilegiado, pois permite que o professor se reinvente a cada dia. Devido ao pequeno número de alunos e ao próprio interesse desses estudantes pela disciplina que, em geral, tratam de temas, fatos e experiências do dia a dia, a aula apresenta uma dinâmica distinta das encontradas na educação regular, justamente pela maturidade e riqueza de experiências dos alunos. Os alunos esperam ansiosamente as aulas de sociologia, pois é uma disciplina que trata de temas atuais, relevantes e de interesse desse público. Entretanto, há também obstáculos no ensino de sociologia sendo, o principal, o material didático, que além de escasso, apresenta um conteúdo muito limitado |