Resumo |
A demanda por água tem aumentado significativamente associado, principalmente, com o aumento populacional e a intensificação em usos agrícolas. A má conservação do solo reflete em baixa infiltração de água, provocando menor acúmulo hídrico nos lençóis freáticos e maior perda por escoamento superficial na forma de enxurradas. Disto resulta, além da redução das vazões dos rios, a perda de solos agrícolas com a erosão e transtornos urbanos, como enchentes. Com o objetivo de aumentar a eficiência de captação e conservação hídrica na bacia hidrográfica do São Joaquim, em Araponga-MG, e melhorar a qualidade da água e dos solos, o presente procurou atuar na sistematização, sensibilização e capacitação de estudantes da Escola Família Agrícola Puris (EFA-Puris) e de agricultores familiares, dentro da abordagem de aspectos relacionados à produção de água. Dentro desta perspectiva, foram realizadas ações e oficinas socioambientais prático/teóricas com foco na questão hídrica e conservação do solo visando o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuíssem com a formação de 65 estudantes da EFA e de 40 agricultores envolvidos. A escola dentro da proposta de trabalho foi local estratégico para a atuação do projeto, tendo em vista que esta utiliza os princípios da Agroecologia e da Pedagogia da Alternância, o que permite que o processo de aprendizagem se dê tanto na escola como na comunidade de origem do estudante. Como tal, a aprendizagem e troca de experiências são continuadas e propagadas, com o retorno do educando ao local de origem onde ele pode aplicar os conhecimentos construídos. Além de oficinas socioambientais, também foram organizados seis mutirões de “plantio de água”, quatro debates e três cursos de capacitação em saneamento rural nas comunidades rurais, todos com a participação de agricultores familiares em momentos de compartilhamento de experiências e execuções de trabalhos de campo. Neste primeiro semestre de 2017, os trabalhos desenvolvidos permitiram ainda que a equipe submetesse três resumos para um congresso. Do projeto de extensão em curso derivou ainda no oferecimento de uma oficina de “Plantio de Água” na 9ª Troca de Saberes e do curso “Plantio de Água”, ambos a serem ministrados durante a 88ª Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa em julho de 2017. Por meio das atividades desenvolvidas, pretende-se seguir propiciando acesso às informações sobre a conservação da água e do solo além de métodos sanitários de baixo custo para zonas rurais, bem como aumentar a sensibilização quanto à consciência ambiental de estudantes e agricultores. O foco de todo o trabalho é buscar a autonomia dos sujeitos envolvidos e a melhoria da qualidade de vida, segurança hídrica e da qualidade de água e solos da região. |