Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8518

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística
Setor Departamento de Letras
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Marcia Aparecida Lelis Vidigal
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Título O discurso religioso na mídia: estratégias argumentativas nas pregações do Padre Léo
Resumo O presente trabalho faz parte de uma pesquisa realizada de março de 2016 a fevereiro de 2017, financiada pela FAPEMIG. Nessa, objetiva-se analisar as estratégias argumentativas utilizadas pelo Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira no processo de evangelização, assim como a recepção das pregações a partir dos comentários no Youtube. As estratégias argumentativas foram analisadas a partir do no referencial teórico de Charaudeau (2008). As pregações do Padre Léo estão disponibilizadas nos blogs do Padre Léo e no Youtube. Primeiramente fizemos a seleção das duas pregações mais acessadas no Blog Padre Léo Eterno. São elas: “Vacina contra o desânimo” com 840.937 visualizações, e “Quero ser curado” com 326.056 visualizações. Os comentários no Youtube foram 259 da primeira e 104 da segunda. A metodologia utilizada na pesquisa foi a empírico-dedutiva, com a adoção dos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, que prevê dois momentos na análise: a descrição e a interpretação, a primeira pautada na identificação dos componentes dos modos de organização do discurso e a segunda, na identificação dos imaginários sociodiscursivos veiculados no corpus. O tema das duas pregações é a cura. A análise dos dados nos permitiu observar que os domínios de avaliação utilizados nas pregações foram o ético, o estético e o de verdade. As visadas encontradas são as de incitação, informação, prescrição e demonstração. Padre Léo utilizava de narrativas, e algumas foram feitas totalmente de forma dramatizadas. Outra característica das narrativas nas pregações do Padre Léo é o “efeito de realidade”, ele criava esse efeito se colocando na história. Padre Léo ainda utilizava dos “imaginários sociodiscursivos” para chamar a atenção da assembleia. Os imaginários predominantes nas duas pregações foram os femininos. O imaginário masculino apresentado foi apenas do motorista, sendo aquele que está no comando. Quanto ao ethos do Padre Léo, na maioria das vezes é o de humanidade, de humildade e de competência. O pathos, geralmente, estava relacionado à questão do humor. Nas narrativas, encontramos as transgressões como visada de “fazer-rir”. Outro recurso de efeito patêmico do humor era a citação bíblica em forma de paródia. Analisando a recepção, o número de comentários sobre o pregador foi de 108 na primeira pregação “e de 74 na segunda pregação. Quanto aos comentários sobre as pregações, foram 76 na primeira e 18 comentários na segunda. Analisando os comentários só foi possível deduzir que esses são feitos em poucas palavras e a maior parte deles é positivo tanto em relação ao padre quanto ao enunciado. Também, que o número de comentários é bem expressivo. Pelo número de comentários positivos, podemos concluir que tanto o enunciador quanto os destinatários partilham das mesmas crenças.
Palavras-chave Padre Léo, argumentação, ethos
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,71 segundos.