Resumo |
A preocupação com a inclusão dos Surdos é algo muito recente e o processo educacional ainda necessita de muito trabalho e adequação a fim de permitir uma inclusão social real a essas pessoas. Uma educação inclusiva é aquela que prioriza a participação de todos a partir de um viés igualitário, considerando quaisquer que sejam as origens e barreiras para o processo de aprendizagem. Na educação de Surdos são também considerados entraves para esse processo, o acesso linguístico e os aspectos educacionais, cognitivos e culturais envolvidos. Dessa forma, este projeto parte do questionamento de como as tecnologias, as quais são consideradas como meio de informação, podem ser ressignificadas e transformadas em ferramentas para a construção de conhecimentos e de produtos tecnológicos inclusivos no contexto do ensino superior. Nessa perspectiva, surge o interesse de investigar e elaborar material acessível a esse grupo de pessoas. E, para dar conta da amplitude a esse projeto, foram criadas diferentes frentes de atuação: estado da arte, mapeamento local, produção de conteúdo. Essa pesquisa focou-se na primeira frente, voltando-se para o Estado da Arte que envolvam sujeitos Surdos, a partir do uso das TIC’s. Dessa forma, o mapeamento foi realizado pelo Banco de Teses da Capes de dissertações e teses dos anos de 2012-2016, no território nacional, que contenham as seguintes palavras chaves: Tecnologia de Informação e Comunicação e Surdo. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico tem como objetivo realizar um mapeamento e análise de produções, no intuito de gerar subsídios na identificação de contribuições e defasagens a partir dos documentos investigados. Com base nessas perspectivas, foram construídas categorias de análise dos temas mais focalizados: como estão sendo abordados os projetos; a importância da formação do professor nesse processo; as TIC’s que são mais trabalhadas; quais metodologias estão sendo empregadas; a visão social das pesquisas; se os referenciais teóricos estão de acordo com as ideias abordadas; as possibilidades de generalização; enfim, as contribuições das publicações em âmbito geral da educação inclusiva. |