Resumo |
Este trabalho faz parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa) de Pedagogia. Neste grupo, trabalhamos a necessidade de conhecer a escola, o contexto em que se encontra, os seus protagonistas, os conteúdos que estão sendo trabalhados em classe e, a partir daí, promover atividades diferenciadas, com maior autonomia e participação dos estudantes, visando estimular a criatividade, a sensibilidade (emoção) e a interação coletiva. Ao iniciar o ano escolar, promovemos, junto às crianças um passeio pela escola visando conhecer seu espaço físico, os funcionários, os professores, os colegas de outras classes e, a partir daí, são desenvolvidas atividades envolvendo vários conteúdos escolares. Desta forma, além de se utilizar o cotidiano das crianças como um conteúdo de ensino, busca-se desenvolver também um sentimento de pertencimento àquele lugar e promover envolvimento entre todos. Numa das escolas, este trabalho virou um projeto intitulado: “Minha escola tem História”, o qual apresentaremos aqui. Inicialmente, através do Círculo de Cultura, perguntamos o que os alunos sabiam e o que desejavam saber sobre a escola. Eles não sabiam quem era a pessoa que dava nome à escola e foram investigar o assunto. Depois disso, a escola convidou um dos filhos da senhora que dava nome à escola para uma palestra e os alunos fizeram várias perguntas a este senhor. Além disso, os alunos não conheciam alguns dos funcionários da escola, e então, divididos em grupos, eles entrevistaram todos funcionários da escola, perguntando sua história de vida, as características do seu trabalho na escola e fizeram uma apresentação coletiva deste trabalho, socializando o que haviam descoberto. Além disso, os estudantes foram instigados a refletir sobre como seria a escola dos seus sonhos e o que se poderia fazer para se realizar estes sonhos. Todos estes trabalhos foram apresentados na Feira Cultural da Escola, com atividades realizadas pelas crianças de maneira bastante criativa e artística. Os sonhos, por exemplo, foram escritos em folhas de uma árvore e pendurados numa árvore, chamada "Árvore dos Sonhos". Neste momento, as atividades realizadas foram compartilhadas com as famílias das crianças. Desta maneira, acreditamos que, com pequenas iniciativas, promovemos maior autonomia das crianças (eram elas que pensavam as perguntas que fariam aos funcionários e os entrevistavam, bem como foram elas que apresentaram as entrevistas), estimulando trabalhos coletivos com atividades relacionadas diretamente aos interesses dos alunos. Acreditamos que esta atividade ajudou a desenvolver um sentimento de pertencimento entre os estudantes, conhecendo a história daquele espaço que ocupam, a história das pessoas que estão ali no dia e dia e fazem a escola funcionar e refletir sobre o futuro, a escola que desejam (o que envolve toda a comunidade escolar e a sociedade de maneira geral). |