Resumo |
A Matemática é uma ciência que exige abstrações, ou seja, ela conduz a uma exploração e conservação de conceitos na estrutura cognitiva sem a necessidade de uma representação concreta. Contudo, podem-se adequar ao máximo os conceitos matemáticos que serão ensinados à realidade do estudante. Nesta linha, a Educação Matemática propõe um ensino baseado na construção, desenvolvimento e aplicação de ideias e conceitos, sempre compreendendo e atribuindo significado ao que o aluno está fazendo, evitando a simples memorização e mecanização. O sucesso deste ensino é atingido a partir de situações-problema contextualizadas e, posteriormente, aplicando os conceitos em situações cotidianas ou em outras áreas do conhecimento. Neste sentido, foi criado em 2012 o projeto “Matemática para a vida: criando um novo cenário para o ensino-aprendizagem”, com o intuito de trabalhar os conteúdos de Matemática de forma contextualizada com estudantes das escolas públicas da região de Viçosa – MG. No ano de 2016, o projeto foi executado no “Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes”, em Viçosa. Neste ano, o projeto está sendo realizado na “Escola Municipal Ministro Edmundo Lins”. O público-alvo são estudantes dos 8° anos do Ensino Fundamental. Nesta escola são realizados encontros semanais com duração de 4h20min, onde são revisadas algumas teorias matemáticas e, posteriormente, desenvolvidas atividades lúdicas para que os alunos possam assimilar com a prática a utilidade destes conteúdos, bem como desenvolver outros mecanismos para a solução dos problemas propostos. Neste trabalho, apresentaremos algumas atividades lúdicas e contextualizadas, realizadas no primeiro semestre de 2017, que foram criadas e desenvolvidas pela bolsista do projeto. Nelas, a bolsista utilizou uma metodologia própria para, intuitivamente, levar os alunos à fórmula que relaciona o número de figuras refletidas no espelho dependendo do ângulo de abertura, outra para aplicar a multiplicação, divisão e potenciação de números racionais em Criptografia, e uma terceira onde utilizamos área de figuras geométricas para explicar os produtos notáveis. A técnica utilizada e os materiais desenvolvidos dependeram de cada atividade. Na primeira, fizemos uso de espelhos e sólidos geométricos; na segunda, criamos uma chave de criptografia adaptada aos alunos e na terceira utilizamos as figuras geométricas em papel cartão. Os resultados obtidos até o momento têm sido satisfatórios, visto que os alunos assimilaram, de forma significativa, o conteúdo matemático trabalhado até o presente momento. O desenvolvimento deste trabalho teve o suporte financeiro do PIBEX. |