Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8495

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Geografia
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Carlota Bittencourt de Oliveira
Orientador GUSTAVO SOARES IORIO
Título As contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) enquanto política pública educacional para a qualidade na educação básica
Resumo Esta pesquisa tenciona delinear algumas perspectivas do projeto neoliberal no campo educacional, concedendo maior destaque a importância das políticas públicas atreladas ao ensino básico, com o desígnio de investigar as contradições ensejadas nesse processo, sobretudo no que tange ao conceito de qualidade. Programas e iniciativas ofertados pelos seguidos governos brasileiros almejaram promover a “qualidade do ensino” sem esquivar-se por completo dos desígnios neoliberais, daí a contradição: investe-se em qualidade, mas esta qualificada por um sentido neoliberal. Um desses programas é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de âmbito nacional com execução pelos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no âmbito das diversas áreas do conhecimento. A análise a cerca do PIBID está direcionada à iniciativa de averiguar em que medida o programa serve ao melhoramento da formação docente e em que medida é um paliativo para a manutenção das condições de precarização da profissão docente, um fenômeno que se agrava no projeto neoliberal.. Esta questão tem sua relevância e pertinácia através do próprio sentido das práticas profissionais aqui estudadas. Para isso, houve a apreciação do PIBID enquanto política pública aplicada como forma de atenuar a precarização do trabalho docente frente à atribuição de determinadas tarefas aos pibidianos, o que consequentemente abranda a excessiva carga horária do professor de determinadas funções. Desta forma, a pesquisa possui análise qualitativa e utilizou-se de levantamentos bibliográficos e entrevistas semi- estruturadas por meio da realização de uma amostra estratificada com os supervisores participantes do PIBID da Universidade Federal de Viçosa (UFV) intentando o embasamento sobre o conceito de qualidade no ensino básico através dos programas governamentais e da reformulação das políticas públicas educacionais frente a complexidade evidenciada pelo discurso neoliberal no processo de construção hegemônica.
Palavras-chave Neoliberalismo, Políticas Públicas, Educação Básica
Forma de apresentação..... Painel
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