ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Geografia |
Bolsa |
CNPq |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Carlota Bittencourt de Oliveira |
Orientador |
GUSTAVO SOARES IORIO |
Título |
As contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) enquanto política pública educacional para a qualidade na educação básica |
Resumo |
Esta pesquisa tenciona delinear algumas perspectivas do projeto neoliberal no campo educacional, concedendo maior destaque a importância das políticas públicas atreladas ao ensino básico, com o desígnio de investigar as contradições ensejadas nesse processo, sobretudo no que tange ao conceito de qualidade. Programas e iniciativas ofertados pelos seguidos governos brasileiros almejaram promover a “qualidade do ensino” sem esquivar-se por completo dos desígnios neoliberais, daí a contradição: investe-se em qualidade, mas esta qualificada por um sentido neoliberal. Um desses programas é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de âmbito nacional com execução pelos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no âmbito das diversas áreas do conhecimento. A análise a cerca do PIBID está direcionada à iniciativa de averiguar em que medida o programa serve ao melhoramento da formação docente e em que medida é um paliativo para a manutenção das condições de precarização da profissão docente, um fenômeno que se agrava no projeto neoliberal.. Esta questão tem sua relevância e pertinácia através do próprio sentido das práticas profissionais aqui estudadas. Para isso, houve a apreciação do PIBID enquanto política pública aplicada como forma de atenuar a precarização do trabalho docente frente à atribuição de determinadas tarefas aos pibidianos, o que consequentemente abranda a excessiva carga horária do professor de determinadas funções. Desta forma, a pesquisa possui análise qualitativa e utilizou-se de levantamentos bibliográficos e entrevistas semi- estruturadas por meio da realização de uma amostra estratificada com os supervisores participantes do PIBID da Universidade Federal de Viçosa (UFV) intentando o embasamento sobre o conceito de qualidade no ensino básico através dos programas governamentais e da reformulação das políticas públicas educacionais frente a complexidade evidenciada pelo discurso neoliberal no processo de construção hegemônica. |
Palavras-chave |
Neoliberalismo, Políticas Públicas, Educação Básica |
Forma de apresentação..... |
Painel |