| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Faculdade Presidente Antônio Carlos |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Educação |
| Setor | Departamento de Ciências Sociais |
| Bolsa | Outros |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Nayla Souza Mussi |
| Orientador | Maria Alice Abranches |
| Título | A visão do aluno sobre a importância da família no processo de aprendizagem. |
| Resumo | A presente pesquisa tem como tema “A visão do aluno sobre a importância da família no processo de aprendizagem”. Justifica-se a escolha deste tema devido ao fato da relação família-escola na contemporaneidade ser considerada um componente importante para o rendimento escolar do aluno em seu processo de aprendizagem. Hipoteticamente, acredita-se que a família é de grande importância no processo de aprendizagem do aluno, que a relação família-escola deve ser constante e que o desenvolvimento da criança tende a acontecer de forma mais satisfatória quando a família e a escola se unem na busca dos mesmos objetivos. Diante do exposto investiga-se: de que forma a família pode influenciar no processo de aprendizagem dos alunos. Tendo como objetivo analisar a visão do aluno de escola pública e particular, sobre a importância da família no processo de aprendizagem, bem como identificar se a família participa do processo de aprendizagem do aluno, comparar o rendimento escolar dos alunos das duas redes de ensino, verificar o rendimento dos alunos em relação ao apoio familiar e retratar o nível social dos alunos das duas redes de ensino. Para a realização da pesquisa, utilizou-se de questionário como instrumento de investigação. A pesquisa foi realizada em duas escolas da cidade de Ubá, Minas Gerais, sendo uma periférica da Rede Municipal de Ensino e a outra central da Rede particular de ensino. Os participantes desta pesquisa – alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I permitiram a aquisição de dados para análise e discussão tornando visível que a presença e o acompanhamento familiar são fatores essenciais para o sucesso da aprendizagem. A parceria entre a família e a escola é fundamental e o apoio familiar é de grande importância no processo de aprendizagem do aluno, pois pode interferir no estímulo, incentivo e motivação nos estudos e com isso melhorar o desenvolvimento dos saberes escolares, além de contribuir para a construção de valores, hábitos e crenças levando a um avanço social e intelectual dos alunos. |
| Palavras-chave | Família, Escola, Aluno |
| Forma de apresentação..... | Oral |