Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8477

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Thayná Luana Borges
Orientador MARIA VERANILDA SOARES MOTA CAMPOS
Outros membros Ágatha Gomes Antunes, Armando Assis Netto, Mateus José dos Santos, Samira Bahia e Castro
Título Documentário - relações interpessoais gerando autonomia
Resumo O presente trabalho foi desenvolvido por um grupo de estudantes da disciplina PRE 411 - “Base Neural e Cultural da Aprendizagem”, coordenada pelos professores do Grupo de Estudos em Neurociência e Educação - GENE. Esta disciplina foi constituída por estudantes de nove cursos de graduação, com o objetivo de fomentar a reflexão a respeito da relação entre neurociência e educação, especificamente dos processos de ensino e aprendizagem. O ponto de partida do estudo foi a realidade escolar. Para tanto, a experiência educativa desenvolvida pela APOV (Apoiando Possibilidades de Vida), entidade localizada no bairro Nova Viçosa, foi o locus de observação da realidade selecionada como base da disciplina. A Apov é uma entidade que tem por objetivo formar indivíduos capazes ao exercício da cidadania e vem nos últimos anos criando uma metodologia de ensino baseado na autonomia das crianças. Assim, o grupo escolheu o tema “Relações Interpessoais Gerando Autonomia”, que teve como objetivo investigar como as relações interferem no desenvolvimento, ou não, da autonomia, e como isso ocorre de forma concreta na APOV. Foram realizadas entrevistas com docentes da UFV, bem como docentes, coordenadores e alunos da APOV. Além disso, foram feitas visitas ao local, a fim de se observar o cotidiano dos alunos e analisar como as relações interpessoais interferiam na forma de ser dos alunos. Como produto do trabalho, foi criado um documentário, no qual se procurou responder às seguintes indagações: você já parou para pensar em como as relações que você mantém no seu dia a dia interferem na sua forma de ser? Estamos nos relacionando a todo o momento, você sabe como estas relações podem interferir em nosso desenvolvimento? Como a Neurociência pode explicar tais relações? Do estudo realizado verificou-se que a conquista da autonomia exige olhar as crianças como aprendizes ativos, capazes de assumir o controle da sua própria aprendizagem. Os estudantes desenvolvendo a capacidade de ensinar a si mesmos. Destacou-se, assim, o conceito de metacognição, a capacidade de orquestrar a aprendizagem, a capacidade de reflexão sobre o próprio desempenho. Ela é desenvolvida gradualmente e depende das experiências vividas. A metacognição assume a forma de uma conversa interior e pode, portanto, auxiliar os estudantes a “aprenderem como se aprende”. Conclui-se que há mais de uma maneira de se aprender, mais de uma maneira de ser inteligente. Todas as experiências vividas dentro da escola, dependendo das relações estabelecidas, podem gerar autonomia. O desenvolvimento do indivíduo, enquanto ser humano, passa pelo aprendizado de se viver em sociedade. Sendo assim, as relações interpessoais exercem uma função importante para o desenvolvimento da autonomia.
Palavras-chave Relações interpessoais, autonomia, neurociência
Forma de apresentação..... Painel
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