Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8464

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência e Tecnologia de Alimentos
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Marcela Ferreira Filgueiras
Orientador LUIS ANTONIO MINIM
Título Purificação direta de lisozima de clara de ovo por cromatografia de troca catiônica em criogéis supermacroporosos
Resumo A purificação de biocompostos e os processos de troca iônica estão sendo métodos cada vez mais estudados visto a atual conscientização dos consumidores em relação ao seu bem-estar e saúde bem como a demanda das indústrias alimentícias em substituir conservantes químicos por bioconservantes. É constante o desenvolvimento de novos materiais visando inovações e melhoramentos nas técnicas cromatográficas, neste sentido, os criogéis poliméricos supermacroporosos tornam-se muito importantes para o campo de pesquisa. Estudar os fenômenos envolvidos em tais processos e as suas relações de equilíbrio é de grande importância para o aproveitamento do mesmo.
Por isso, neste trabalho foi produzido um criogel supermacroporoso, ativado com ácido 2-acrilamida-2-metil-1propanosulfônico (AMPSA) para aplicação na separação e purificação da lisozima presente na clara de ovo pela cromatografia líquida por troca catiônica. Diante ao potencial antimicrobiano da lisozima, do alto grau de pureza necessário para sua adição em alimentos e ao fato de ser encontrada em baixa concentração na clara do ovo, a sua purificação torna-se um desafio tecnológico. A necessidade do desenvolvimento de técnicas simples e eficientes para a purificação da lisozima vem devido à quantidade substancial de matéria prima que necessita ser processada para se obter uma quantidade razoável da enzima pura. Diversas técnicas para purificação da lisozima têm sido propostas ao longo dos anos, entretanto a sua separação tem sido feita principalmente por cromatografia de troca iônica.
No presente trabalho a coluna monolítica supermacroporosa foi caracterizada e sua eficiência na extração da proteína analisada em diferentes condições, a saber; ph, vazão e diluição. Verificou- se que a coluna monolítica apresenta alta porosidade e alta seletividade para com a lisozima. E também que interação entre o AMPSA e a lisozima é facilmente desestruturada pela concentração salina utilizada na fase móvel, o que é um ponto muito favorável ao processo de purificação por dispensar a aplicação de métodos complexos.
Palavras-chave Criogel, lisozima, cromatografia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,71 segundos.