Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8459

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Vitor Thomas Sant Amaro
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Outros membros DANIEL DA SIILVA
Título Difusão e preservação da Capoeira Angola Tribo do Morro para inclusão social e intercâmbio cultural.
Resumo O projeto de Difusão e Preservação da Capoeira é uma proposta do Centro Cultural de Capoeira Angoleiros do Mar – Tribo do Morro (CCCAM-TM) e vem sendo desenvolvido no bairro Floresta (Morro do Escorpião), Viçosa, MG. O grupo tem a Capoeira Angola e a cultura afro-brasileira como objeto principal de intervenção. Um dos objetivos do CCCAM-TM é a preservação e difusão do patrimônio cultural imaterial criando condições de acesso para as comunidades menos favorecidas socialmente, contribuindo para a superação dos perigos impostos pelo mundo das drogas e criminalidade, fortalecendo a identidade cultural do povo brasileiro e ampliando a formação dos envolvidos.
A cultura afro-brasileira se formou através da luta de um povo que veio para o Brasil em condições de opressão e subjugamento. Os escravos africanos que aqui chegaram a partir do século XVI, trouxeram consigo costumes, rituais religiosos, comidas típicas, danças e formas singulares de se manifestar. Não lhes era permitido expressar livremente suas tradições, mas elas permaneceram devido a um processo de resistência que marca até hoje a história desses povos.
A Capoeira Angola está ligada a grandes fatos e episódios da história do Brasil sendo de fundamental importância na formação histórico-cultural e espacial do nosso país. Tem contribuído, também, na luta pela afirmação cultural do povo, pois promove um processo dialético de auto-conhecimento, construção e reconstrução da cultura afro-brasileira e por isso, deve ser melhor compreendida, reconhecida e valorizada. Através da capoeira, existe a possibilidade de estabelecer o diálogo entre os conhecimentos populares e acadêmicos, criando e recriando o orgulho do pertencimento étnico-cultural dos afrodescendentes.

São oferecidos treinos de capoeira no Morro do Escorpião e na Universidade Federal de Viçosa no espaço Casa da Paz, e são abertos ao publico em geral, estudantes e moradores de Viçosa-MG que desejam aprender a arte da capoeira. Os ministrantes dos treinos são pessoas que possuem graduação na capoeira, dado o tempo que estes passaram aprendendo esta arte, e o reconhecimento do mestre fundador do grupo Angoleiros do Mar, grupo que o centro cultural segue os princípios. E ensinam os movimentos e os exercícios da capoeira desde os níveis iniciais até os movimentos que exigem maior nível técnico do capoeirista.
Palavras-chave capoeira angola, patrimônio cultural, cultura afrobrasileira
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.