Resumo |
O presente trabalho tem por objetivo discutir acerca do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e os desafios enfrentados em uma escola do campo. Para isso faz necessário analisar a atuação do estudante de pedagogia no programa e buscar algumas considerações teóricas como embasamento.O pibid vem como uma oportunidade para os licenciandos se inserirem no ambiente escolar, se experimentarem como professores, Contribuindo de uma forma especial para uma formação docente contextualizada e significativa. A relevância do PIBID como programa de inclusão social é disseminar saberes e otimizar capacitação para melhor formar docentes para uma educação isonômica e justiça social. Somando-se a essa asserção, de acordo com Pimenta (2006)“A experiência docente é um espaço gerador e produtor de conhecimento”. Com isto, considera-se que o saber docente diz respeito ao saber-fazer, numa constante relação dialética entre prática e teoria. O trabalho docente é um constante desafio; entretanto, se faz necessário refletir, buscar a pesquisa e a criação de novos saberes, para que se possa avançar na busca da superação dos desafios atuais. O interesse pela temática de estudo relaciona-se com à minha própria vivência como bolsista do PIBID desde 2014. Mais especificamente na escola do campo Almiro Paraiso. No decorrer destas experiências, vivenciei momentos diversos e sentimentos como alegrias, inseguranças “o medo de não dar certo”, tristezas e frustrações. Porem o mais marcante foi a questão da extinção de três turmas. A referida instituição vem lutando contra a possibilidade de fechamento desde 2013. Este processo vem se intensificando, e a colaboração dos ‘Pibidianos’, que foram engajados no movimento, tem sido extremamente importante. A conjuntura politica não leva em conta que a escola não se faz só com numero de alunos, ela é um referencial, um local de troca de experiências. Não tem se preocupado com a qualidade e a função social da escola numa comunidade, principalmente referindo-se a da educação do campo, “cuja realidade educativa foi historicamente marcada pela negligencia, discriminação e exclusão”.( HAURESKO et al..2015).Para contrapor a este paradigma, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação do campo por meio dos movimentos sociais, está ganhando visibilidade e sendo tema de discussões nos mais diversos locais e cursos. Assim reconhecemos que o PIBID tem contribuído com a formação dos licenciandos e a transformação da educação do campo, visto que, a função social da escola vai muito além do conhecimento, ela faz parte de uma discussão política, econômica social cultural de uma comunidade. |