Resumo |
Com objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores iniciantes da rede pública estadual de ensino nos 4° e 5º anos do Ensino Fundamental, foi utilizado um questionário, contendo vinte e oito perguntas objetivas e discursivas, destinado às quatro escolas estaduais de Ubá/MG que ofertam o Ensino Fundamental, com sete professores iniciantes (até cinco anos de carreira), correspondendo a 100% da amostra. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e submissão do projeto de pesquisa à Plataforma Brasil em atendimento à ética em pesquisa (Resolução 466 de 12/12/2012), a coleta de dados ocorreu através de agendamento com as participantes. Duas (28,5%) professoras possuem idade entre 22 a 25 anos, 2 (28,5%), de 26 a 30 e 3 (43%), mais de 30 anos. Duas (28,5%) delas atuam em mais de uma escola e 5 (71,5%), não. Atualmente, 6 (86%) atuam no 4º ano e uma (14,0%) no 5º ano do Ensino Fundamental. Indagadas se tiveram experiência no ambiente escolar durante graduação, todas (100%) afirmam que assim aconteceu na Educação Infantil (100%) e 6 (86,0%) nas séries iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental, com duração estimada de menos de um ano (28,5%), um e dois anos (14,2 % para cada um dos tempos) e mais de 2 anos para 3 (43,0%) docentes. Diante dos desafios em início de carreira, 6 (86,0%) afirmaram não terem pensado em desistir e uma (14,0%), às vezes. Duas (28,5%) responderam que se sentem isoladas por professores mais experientes, uma (14,2%), por parte do supervisor, uma (14,2%), por parte do apoio pedagógico e uma (14,2%) por parte de outros funcionários, sendo que nenhuma delas se sente isolada quanto ao diretor escolar. Cinco (71,5%) responderam que tiveram apoio do supervisor pedagógico, três (43,0%) por parte do diretor, duas (28,5%) por professores mais experientes e nenhuma delas por parte do apoio pedagógico para resolver problemas. Indagadas a quem recorrem em momentos de dificuldades, elas procuram apoio com amigos professores (100%) e também com professores mais experientes da escola (86,0%), além da busca na internet (71,5%), com o diretor (28%) e com o supervisor pedagógico (57%). Ser ético, persistente, estudioso e comprometido são exemplos de condutas indicadas pelas professoras para a boa prática docente. Na percepção das participantes, a falta de experiência e insegurança, além de conciliar relações pessoais à realidade de sala de aula são as principais dificuldades enfrentadas quanto à fase de transição entre a graduação e a atuação profissional. Discutir sobre os desafios enfrentados na carreira docente para os iniciantes permitiu perceber o quanto o professor precisa ser valorizado e acolhido pela comunidade escolar, mas também, o quanto ele precisa refletir sobre suas ações para a melhoria da qualidade profissional que exerce. |