Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8451

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nathália Silva
Orientador Marília Marota de Souza
Título Desafios enfrentados pelos professores iniciantes da rede pública estadual de ensino de Ubá/MG
Resumo Com objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores iniciantes da rede pública estadual de ensino nos 4° e 5º anos do Ensino Fundamental, foi utilizado um questionário, contendo vinte e oito perguntas objetivas e discursivas, destinado às quatro escolas estaduais de Ubá/MG que ofertam o Ensino Fundamental, com sete professores iniciantes (até cinco anos de carreira), correspondendo a 100% da amostra. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e submissão do projeto de pesquisa à Plataforma Brasil em atendimento à ética em pesquisa (Resolução 466 de 12/12/2012), a coleta de dados ocorreu através de agendamento com as participantes. Duas (28,5%) professoras possuem idade entre 22 a 25 anos, 2 (28,5%), de 26 a 30 e 3 (43%), mais de 30 anos. Duas (28,5%) delas atuam em mais de uma escola e 5 (71,5%), não. Atualmente, 6 (86%) atuam no 4º ano e uma (14,0%) no 5º ano do Ensino Fundamental. Indagadas se tiveram experiência no ambiente escolar durante graduação, todas (100%) afirmam que assim aconteceu na Educação Infantil (100%) e 6 (86,0%) nas séries iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental, com duração estimada de menos de um ano (28,5%), um e dois anos (14,2 % para cada um dos tempos) e mais de 2 anos para 3 (43,0%) docentes. Diante dos desafios em início de carreira, 6 (86,0%) afirmaram não terem pensado em desistir e uma (14,0%), às vezes. Duas (28,5%) responderam que se sentem isoladas por professores mais experientes, uma (14,2%), por parte do supervisor, uma (14,2%), por parte do apoio pedagógico e uma (14,2%) por parte de outros funcionários, sendo que nenhuma delas se sente isolada quanto ao diretor escolar. Cinco (71,5%) responderam que tiveram apoio do supervisor pedagógico, três (43,0%) por parte do diretor, duas (28,5%) por professores mais experientes e nenhuma delas por parte do apoio pedagógico para resolver problemas. Indagadas a quem recorrem em momentos de dificuldades, elas procuram apoio com amigos professores (100%) e também com professores mais experientes da escola (86,0%), além da busca na internet (71,5%), com o diretor (28%) e com o supervisor pedagógico (57%). Ser ético, persistente, estudioso e comprometido são exemplos de condutas indicadas pelas professoras para a boa prática docente. Na percepção das participantes, a falta de experiência e insegurança, além de conciliar relações pessoais à realidade de sala de aula são as principais dificuldades enfrentadas quanto à fase de transição entre a graduação e a atuação profissional. Discutir sobre os desafios enfrentados na carreira docente para os iniciantes permitiu perceber o quanto o professor precisa ser valorizado e acolhido pela comunidade escolar, mas também, o quanto ele precisa refletir sobre suas ações para a melhoria da qualidade profissional que exerce.
Palavras-chave Carreira docente, Iniciantes, Desafios.
Forma de apresentação..... Painel
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