Resumo |
INTRODUÇÃO: A saúde em nosso pais é constitucionalmente estabelecida como direito de todos e dever do Estado, sendo implementada através do Sistema Único de Saúde – SUS, que se constitui por meio de múltiplas ações e serviços de saúde. No entanto, muitos usuários e até mesmo profissionais da área da saúde desconhecem seus direitos concernentes aos princípios doutrinários do SUS, pautados na integralidade, equidade e universalidade, levando como consequência ao agravamento de morbidades e patologias. Frente a esse contexto o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET/GRADUASUS), instituído pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, propõe a efetiva integração entre ensino-serviço-comunidade, e para a ocorrência desta proposta, foi então elaborada uma oficina intitulada “Construção Coletiva sobre o Direito à Saúde”, a mesma foi realizada no dia 02 de novembro de 2016 no bairro Amoras na cidade de Viçosa/MG. OBJETIVO: Desenvolver atividades de integração ensino-serviço-comunidade na cidade de Viçosa – MG, utilizando o cenário de Atenção Primária à Saúde (APS), argumentando sobre o direito à saúde, visando à melhoria da saúde da comunidade e a formação de profissionais aptos a trabalharem no SUS. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: A atividade se deu através de um diálogo dinâmico entre os integrantes do PET/GRADUASUS e a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Amoras, no decorrer do dialogo foram pontuados os princípios do SUS, universalidade, equidade, integralidade e descentralização, assim como regionalização, hierarquização e a participação social, sendo sanadas as dúvidas referentes a esses conceitos e exemplificado o funcionamento desses princípios, posteriormente foi proposta a divisão dos participantes em dois grupos e então a elaboração de dois cartazes, sendo um para cada grupo, onde os mesmos deveriam exemplificar com imagens o SUS conforme o ideal, baseando-se no diálogo da oficina e em seus conhecimentos prévios e também o SUS real com os dilemas que permeiam o cotidiano dos profissionais de saúde. RESULTADOS: A atividade proporcionou o surgimento de uma via de mão dupla entre ensino-serviço, pois os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de vivenciarem a troca mútua de experiências, sendo sensibilizados sobre a importância da compreensão do direito à saúde e de todos os princípios que fundamentam o SUS, e concomitantemente gerou nos integrantes do PET/GRADUASUS o desenvolvimento de competências, como o planejamento/execução de ações interdisciplinares, trabalho em equipe, comunicação e empatia, tendo a ética e a responsabilidade sócio-profissional como essenciais. CONCLUSÃO: Concluímos que o PET/GRADUASUS com as atividades extensionistas tem um grande potencial na articulação ensino-serviço-comunidade, pois contribuiu positivamente para a efetivação da compreensão por parte dos atores da saúde, sobre tudo os marcos do SUS e o direito a saúde garantida constitucionalmente. |