Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8448

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde Coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Isabele Lima Pereira
Orientador MARLENE ISABEL VARGAS VILORIA
Outros membros João Vitor Andrade, Jorge Guimarães dos Santos Junior, RENATA SIQUEIRA FARIA
Título A experiência de discentes do PET GRADUASUS na execução de uma construção coletiva sobre o direito à saúde
Resumo INTRODUÇÃO: A saúde em nosso pais é constitucionalmente estabelecida como direito de todos e dever do Estado, sendo implementada através do Sistema Único de Saúde – SUS, que se constitui por meio de múltiplas ações e serviços de saúde. No entanto, muitos usuários e até mesmo profissionais da área da saúde desconhecem seus direitos concernentes aos princípios doutrinários do SUS, pautados na integralidade, equidade e universalidade, levando como consequência ao agravamento de morbidades e patologias. Frente a esse contexto o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET/GRADUASUS), instituído pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, propõe a efetiva integração entre ensino-serviço-comunidade, e para a ocorrência desta proposta, foi então elaborada uma oficina intitulada “Construção Coletiva sobre o Direito à Saúde”, a mesma foi realizada no dia 02 de novembro de 2016 no bairro Amoras na cidade de Viçosa/MG. OBJETIVO: Desenvolver atividades de integração ensino-serviço-comunidade na cidade de Viçosa – MG, utilizando o cenário de Atenção Primária à Saúde (APS), argumentando sobre o direito à saúde, visando à melhoria da saúde da comunidade e a formação de profissionais aptos a trabalharem no SUS. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: A atividade se deu através de um diálogo dinâmico entre os integrantes do PET/GRADUASUS e a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Amoras, no decorrer do dialogo foram pontuados os princípios do SUS, universalidade, equidade, integralidade e descentralização, assim como regionalização, hierarquização e a participação social, sendo sanadas as dúvidas referentes a esses conceitos e exemplificado o funcionamento desses princípios, posteriormente foi proposta a divisão dos participantes em dois grupos e então a elaboração de dois cartazes, sendo um para cada grupo, onde os mesmos deveriam exemplificar com imagens o SUS conforme o ideal, baseando-se no diálogo da oficina e em seus conhecimentos prévios e também o SUS real com os dilemas que permeiam o cotidiano dos profissionais de saúde. RESULTADOS: A atividade proporcionou o surgimento de uma via de mão dupla entre ensino-serviço, pois os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de vivenciarem a troca mútua de experiências, sendo sensibilizados sobre a importância da compreensão do direito à saúde e de todos os princípios que fundamentam o SUS, e concomitantemente gerou nos integrantes do PET/GRADUASUS o desenvolvimento de competências, como o planejamento/execução de ações interdisciplinares, trabalho em equipe, comunicação e empatia, tendo a ética e a responsabilidade sócio-profissional como essenciais. CONCLUSÃO: Concluímos que o PET/GRADUASUS com as atividades extensionistas tem um grande potencial na articulação ensino-serviço-comunidade, pois contribuiu positivamente para a efetivação da compreensão por parte dos atores da saúde, sobre tudo os marcos do SUS e o direito a saúde garantida constitucionalmente.
Palavras-chave sus, saúde, direitos
Forma de apresentação..... Painel
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