Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8438

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Pedro Fernandes Braz Barreto
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Outros membros André Randazzo Ortega
Título Debates sobre atualidades: perspectivas locais, regionais, nacionais e globais em caráter interdisciplinar
Resumo O presente trabalho de ensino tem por objetivo promover ciclos de debates sobre temas da atualidade para os alunos dos terceiros anos B e C da escola estadual EFFIE ROLFS. Como bolsistas do PIBID de História atuantes nas referidas turmas, pudemos observar o grande interesse dos alunos por debater e refletir acerca de temas da atualidade, sejam estes referentes ao âmbito local, regional, nacional e global. Entretanto, nos parece uma tarefa difícil contemplar este anseio dos estudantes nos limites da sala de aula, uma vez que o currículo do ensino médio é bastante engessado e o cronograma para sua execução não só já está definido, bem como seu cumprimento é cobrado constantemente. Em vista disso, diante da necessidade de, enquanto educadores, contemplar os anseios de nossos alunos e contribuir para a formação de sua autonomia intelectual e censo crítico, prerrogativas dispostas inclusive nos artigos referentes ao ensino médio da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio, consideramos que este trabalho será de extrema importância para a formação dos educandos enquanto cidadãos e para seu desempenho no vestibular. Os debates serão marcados previamente e ocorrerão no turno vespertino, fora do horário de aula, nas dependências do Departamento de História. Os conteúdos a serem trabalhados serão definidos com precedência, mediante seleção de uma pequena bibliografia para familiarizar educandos e educadores com o tema. Os temas, por sua vez, serão decididos comungando os interesses dos alunos e prezando, principalmente pelo caráter interdisciplinar. O debate terá como metodologia a utilização de perguntas geradoras a partir dos temas selecionados, assim, além de os estudantes exporem seus posicionamentos sobre diversos assuntos, eles serão estimulados a refletirem sobre aspectos talvez ainda não pensados por eles. A utilização dessa metodologia vem no sentido de executar um debate guiado, ou seja, não se trata de uma atividade espontânea ou não planejada, e, ao mesmo tempo, de criar um cenário de liberdade para que os estudantes envolvidos possam se expressar de acordo com sua vontade.
Palavras-chave Ensino, História, Atualidades
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,68 segundos.