Resumo |
O presente trabalho de ensino tem por objetivo promover ciclos de debates sobre temas da atualidade para os alunos dos terceiros anos B e C da escola estadual EFFIE ROLFS. Como bolsistas do PIBID de História atuantes nas referidas turmas, pudemos observar o grande interesse dos alunos por debater e refletir acerca de temas da atualidade, sejam estes referentes ao âmbito local, regional, nacional e global. Entretanto, nos parece uma tarefa difícil contemplar este anseio dos estudantes nos limites da sala de aula, uma vez que o currículo do ensino médio é bastante engessado e o cronograma para sua execução não só já está definido, bem como seu cumprimento é cobrado constantemente. Em vista disso, diante da necessidade de, enquanto educadores, contemplar os anseios de nossos alunos e contribuir para a formação de sua autonomia intelectual e censo crítico, prerrogativas dispostas inclusive nos artigos referentes ao ensino médio da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio, consideramos que este trabalho será de extrema importância para a formação dos educandos enquanto cidadãos e para seu desempenho no vestibular. Os debates serão marcados previamente e ocorrerão no turno vespertino, fora do horário de aula, nas dependências do Departamento de História. Os conteúdos a serem trabalhados serão definidos com precedência, mediante seleção de uma pequena bibliografia para familiarizar educandos e educadores com o tema. Os temas, por sua vez, serão decididos comungando os interesses dos alunos e prezando, principalmente pelo caráter interdisciplinar. O debate terá como metodologia a utilização de perguntas geradoras a partir dos temas selecionados, assim, além de os estudantes exporem seus posicionamentos sobre diversos assuntos, eles serão estimulados a refletirem sobre aspectos talvez ainda não pensados por eles. A utilização dessa metodologia vem no sentido de executar um debate guiado, ou seja, não se trata de uma atividade espontânea ou não planejada, e, ao mesmo tempo, de criar um cenário de liberdade para que os estudantes envolvidos possam se expressar de acordo com sua vontade. |