Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8432

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Botânica
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luciana Zacour Del Giudice
Orientador CLAUDIO COELHO DE PAULA
Outros membros Adalberto Santos Rocha, Dhayane Gonçalves Guiducci, Matheus Silva Carvalho, Priscilla Falquetto Gomes
Título Conhecendo o Mundo das Plantas no Parque Interativo de Botânica (PIB) da Universidade Federal de Viçosa, MG
Resumo O projeto, aprovado no edital 2016/02 do PIBEX para ser executado no período de março a dezembro de 2017, integra uma das principais ações do Parque Interativo de Botânica (PIB), implantado atualmente na Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae (UPCB), da Universidade Federal de Viçosa, MG. O Parque é um espaço interativo para o ensino-aprendizado de Botânica, com ênfase em meio ambiente e possui, numa área de 2.400 m², uma coleção botânica de bromélias, o Setor dos Biomas, a Estação do Conhecimento e, em especial, dois espaços com diferentes temáticas da Botânica: as Maquetes Interativas e o Túnel Evolutivo. O projeto tem por objetivo promover visitações monitoradas para estudantes de ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, correlacionando a ciência e a biodiversidade com a conservação da natureza, a partir do acervo botânico e estruturas presentes no PIB. As visitações proporcionam aos estudantes de escolas públicas e privadas da Zona da Mata de Minas Gerais, como atividades extracurriculares, o conhecimento prático sobre Botânica. De forma lúdica e interativa, diferentes temas são abordados nos espaços do Parque, tais como: os destaques da evolução botânica no Túnel Evolutivo; as organelas e suas respectivas funções, a organografia, aspectos da fisiologia e anatomia e a reprodução de Angiospermas nas Maquetes Interativas; representação dos biomas e ecossistemas brasileiros no Setor dos Biomas; fósseis de Gimnospermas e exemplares de exsicatas na Estação do Conhecimento e a diversidade de espécies de bromélias na Coleção Botânica ex situ. No período de março a julho de 2017, foram atendidos 724 estudantes em 23 visitas agendadas de instituições públicas e particulares de todos os níveis, além de 268 visitantes não agendados de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Conclui-se que o projeto vem apresentando grande relevância, visto que tem atendido todos os públicos esperados. Além disso, contribui para o processo ensino-aprendizagem de botânica, integrando a universidade e a comunidade, proporcionando a inclusão de aulas práticas dos temas abordados em salas de aula e despertando assim, maior interesse dos estudantes nas áreas de botânica e meio ambiente, o que é perceptível pela participação ativa e interesse dos mesmos durante as visitações.
Palavras-chave Botânica, meio ambiente, educação
Forma de apresentação..... Painel
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