Resumo |
O projeto, aprovado no edital 2016/02 do PIBEX para ser executado no período de março a dezembro de 2017, integra uma das principais ações do Parque Interativo de Botânica (PIB), implantado atualmente na Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae (UPCB), da Universidade Federal de Viçosa, MG. O Parque é um espaço interativo para o ensino-aprendizado de Botânica, com ênfase em meio ambiente e possui, numa área de 2.400 m², uma coleção botânica de bromélias, o Setor dos Biomas, a Estação do Conhecimento e, em especial, dois espaços com diferentes temáticas da Botânica: as Maquetes Interativas e o Túnel Evolutivo. O projeto tem por objetivo promover visitações monitoradas para estudantes de ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, correlacionando a ciência e a biodiversidade com a conservação da natureza, a partir do acervo botânico e estruturas presentes no PIB. As visitações proporcionam aos estudantes de escolas públicas e privadas da Zona da Mata de Minas Gerais, como atividades extracurriculares, o conhecimento prático sobre Botânica. De forma lúdica e interativa, diferentes temas são abordados nos espaços do Parque, tais como: os destaques da evolução botânica no Túnel Evolutivo; as organelas e suas respectivas funções, a organografia, aspectos da fisiologia e anatomia e a reprodução de Angiospermas nas Maquetes Interativas; representação dos biomas e ecossistemas brasileiros no Setor dos Biomas; fósseis de Gimnospermas e exemplares de exsicatas na Estação do Conhecimento e a diversidade de espécies de bromélias na Coleção Botânica ex situ. No período de março a julho de 2017, foram atendidos 724 estudantes em 23 visitas agendadas de instituições públicas e particulares de todos os níveis, além de 268 visitantes não agendados de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Conclui-se que o projeto vem apresentando grande relevância, visto que tem atendido todos os públicos esperados. Além disso, contribui para o processo ensino-aprendizagem de botânica, integrando a universidade e a comunidade, proporcionando a inclusão de aulas práticas dos temas abordados em salas de aula e despertando assim, maior interesse dos estudantes nas áreas de botânica e meio ambiente, o que é perceptível pela participação ativa e interesse dos mesmos durante as visitações. |