Resumo |
Nas escolas do ensino básico predominam metodologias de ensino com pouca contextualização e isso tem gerado diversas consequências para o aprendizado dos alunos, sendo a principal o desinteresse pela aprendizagem. Dando maior enfoque ao terceiro ano do Ensino Médio (EM), esta metodologia de ensino acaba induzindo a memorizações, visando apenas bons resultados em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio, portas de entrada para instituições de ensino superior. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem contribuindo para uma mudança deste cenário, tanto através da reflexão sobre a situação de aprendizagem nas escolas, quanto pelo desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Química Orgânica desenvolvida por bolsistas do PIBID-Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e aplicada para 50 estudantes de terceiro ano do EM de quatro escolas estaduais em Viçosa-MG. As aulas tiveram 2 horas de duração por semana, de março a junho, em um laboratório do departamento de Química da UFV. Foi escolhido um tema contextualizador que estaria presente em todas as aulas: O sabor dos alimentos. O conteúdo foi organizado por classes de substâncias: Alcanos, alcenos, alcinos, aromáticos, álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres. Para cada função foram selecionadas substâncias representativas que caracterizariam gostos e aromas de alimentos. No decorrer do semestre, foram sendo acrescentados exemplos de estruturas polifuncionais presentes nos flavors (sabores) dos alimentos. A metodologia envolveu experimentos, jogos didáticos, trabalhos com modelos e resolução de exercícios, entre outras dinâmicas. Essas atividades permitiram explorar aspectos de nomenclatura, estrutura, propriedades físicas e reações das diversas classes em estudo. Entre os experimentos, por exemplo, foi extraído óleo essencial de casca de limão, foi feito teste de Tollens com glicose, componentes insaturados de flavors foram identificados com teste de Baeyer, foi realizada a oxidação de etanol formando vinagre, foi mostrado por vídeo a maturação de bananas na presença de carbureto e logo em seguida foi realizado um experimento de produção do gás etino a partir do carbureto, foi feito sabão a partir de óleo de soja, etc. Jogos de cartas e de tabuleiro foram utilizados para fixação do conteúdo. Esta abordagem visou tornar o conteúdo menos abstrato e com maior significado para os estudantes. No final do semestre foi aplicado um teste de conhecimentos e um questionário para saber a opinião dos alunos a respeito desta metodologia de ensino. Os resultados indicaram que houve aprendizagem e que os estudantes consideraram que aprender química foi mais interessante e atraente utilizando essa abordagem. A observação da participação dos estudantes ao longo do semestre também indicou que os alunos aprendiam com mais entusiasmo e percebiam com mais clareza a presença deste conteúdo em suas vidas. |