Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8422

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Informática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Anna Luiza Adas
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Carlos Augusto Alves de Sousa Júnior, Mateus José dos Santos
Título O Projeto Rede Idiomas Inglês como possibilidade de imersão na cultura anglófona
Resumo O projeto rede idiomas é um dos projetos de extensão que acontece na Universidade Federal de Viçosa, vinculado ao programa de extensão universitária Rede CsF – Núcleo Viçosa, e tem como objetivo o aprendizado de diversas línguas através de aulas interativas e práticas com enfoque cultural. O ensino dos idiomas é oferecido para toda a comunidade Viçosense, totalizando 30 vagas por semestre. O grupo de imersão cultural, gratuito, se baseia no ensino introdutório da língua através de experiências culturais e discussões de como aplicar o aprendizado no cotidiano e no alcance de objetivos pessoais dos indivíduos. No Rede Idiomas Inglês, o conteúdo é dividido basicamente em gramática e vocabulário, os quais são abordados em diferentes atividades ao longo do semestre. Durante o primeiro semestre de 2017 foram implementadas diversas atividades, como festas temáticas, dinâmicas, gincanas, utilização de mídias, tópicos de conversação e apresentações sobre diferente culturas anglófonas. As temáticas das atividades foram elaboradas pelos seis instrutores do idioma, sendo esses ex-intercambistas que possuem conhecimento avançado do idioma de vivencia internacional em países que possuem a Língua Inglesa como materna. Nesse sentido, foi realizado uma análise qualitativa das aulas com o intuito de avaliar o impacto destas aulas na vida dos estudantes participantes e avaliar a postura dos instrutores nas aulas. Foi realizado um questionário semiestruturado que versava sobre questões envolvendo a avaliação do instrutor e do projeto como um todo. Cada instrutor teve uma análise individual minuciosa, incluindo a avaliação geral, pontos positivos e sugestões para aprimoramentos. Em relação às aulas, foram apontados pontos produtivos e improdutivos, tais como, atividades interativas, sobretudo no que tange aos aspectos culturais. Assim, visando esta perspectiva, os instrutores planejam rotineiramente atividades com viés socioculturais possibilitando um maior contato entre o estudante e a cultura anglófona. Por fim, cada aluno avaliou seu interesse, dedicação, satisfação e se as expectativas estavam sendo atingidas. Dessa forma a avaliação possibilitou um aprimoramento das atividades e, em contrapartida, estimulou os instrutores a quererem desenvolver atividades visando a formação de um estudante que possua leitura crítica de mundo, sobretudo, no que diz respeito à cultura e às tradições de um povo e a inter-relação destas características com o aprendizado da língua inglesa.
Palavras-chave Língua inglesa, Rede Idiomas, Cultura Inglesa
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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