Resumo |
O projeto rede idiomas é um dos projetos de extensão que acontece na Universidade Federal de Viçosa, vinculado ao programa de extensão universitária Rede CsF – Núcleo Viçosa, e tem como objetivo o aprendizado de diversas línguas através de aulas interativas e práticas com enfoque cultural. O ensino dos idiomas é oferecido para toda a comunidade Viçosense, totalizando 30 vagas por semestre. O grupo de imersão cultural, gratuito, se baseia no ensino introdutório da língua através de experiências culturais e discussões de como aplicar o aprendizado no cotidiano e no alcance de objetivos pessoais dos indivíduos. No Rede Idiomas Inglês, o conteúdo é dividido basicamente em gramática e vocabulário, os quais são abordados em diferentes atividades ao longo do semestre. Durante o primeiro semestre de 2017 foram implementadas diversas atividades, como festas temáticas, dinâmicas, gincanas, utilização de mídias, tópicos de conversação e apresentações sobre diferente culturas anglófonas. As temáticas das atividades foram elaboradas pelos seis instrutores do idioma, sendo esses ex-intercambistas que possuem conhecimento avançado do idioma de vivencia internacional em países que possuem a Língua Inglesa como materna. Nesse sentido, foi realizado uma análise qualitativa das aulas com o intuito de avaliar o impacto destas aulas na vida dos estudantes participantes e avaliar a postura dos instrutores nas aulas. Foi realizado um questionário semiestruturado que versava sobre questões envolvendo a avaliação do instrutor e do projeto como um todo. Cada instrutor teve uma análise individual minuciosa, incluindo a avaliação geral, pontos positivos e sugestões para aprimoramentos. Em relação às aulas, foram apontados pontos produtivos e improdutivos, tais como, atividades interativas, sobretudo no que tange aos aspectos culturais. Assim, visando esta perspectiva, os instrutores planejam rotineiramente atividades com viés socioculturais possibilitando um maior contato entre o estudante e a cultura anglófona. Por fim, cada aluno avaliou seu interesse, dedicação, satisfação e se as expectativas estavam sendo atingidas. Dessa forma a avaliação possibilitou um aprimoramento das atividades e, em contrapartida, estimulou os instrutores a quererem desenvolver atividades visando a formação de um estudante que possua leitura crítica de mundo, sobretudo, no que diz respeito à cultura e às tradições de um povo e a inter-relação destas características com o aprendizado da língua inglesa. |