Resumo |
O projeto “CineMIRE: sob um olhar antropológico” propõe para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), comunidade escolar da rede pública e comunidades tradicionais e remanescentes de Viçosa e região a exibição e o debate de filmes documentários e etnográficos, com o intuito de estabelecer o diálogo entre a arte do cinema e temas emergentes, por exemplo, questão de gênero, sexualidade, etnias, política, focando na abordagem da antropologia visual. Tendo como parceiros projetos fílmicos e produtoras independentes que fomentam, produzem e disponibilizam filmes que não estão em circuitos hegemônicos de exibições. As atividades do projeto são desenvolvidas a partir da metodologia de exibição de filmes e debate sobre os mesmos, além da realização de roda de conversa, sendo que são realizadas em espaços da UFV e escola pública de Viçosa. As atividades são precedidas de reuniões periódicas de organização com coordenação e colaboradores. Os resultados esperados com a execução do CineMIRE são: i) oportunizar ao público das sessões mostras públicas de filmes que não se limitam aos meios hegemônicos de distribuição comercial; ii) contribuir no processo de formação de público para filmes cujo princípio não esteja pautado somente por parâmetros do cinema comercial; iii) possibilitar uma reflexão no público através da exibição e debate de filmes que possuem um tema relevância para determinada comunidade. Com a realização das atividades propostas pelo projeto esperamos alcançar os seguintes impactos: i) acesso pelo público alvo, ao longo do ano de 2017, de filmes não financiados por meios hegemônicos de distribuição; ii) proporcionar o diálogo sobre entre acadêmicos e comunidade viçosense e região sobre produto cultural cinematográfico e iii) estabelecer a pauta do cinema como arte na agenda do Ensino, Pesquisa e Extensão no curso de Ciências Sociais, com foco na Antropologia Visual. O cinema etnográfico auxilia na compreensão e elaboração dos significados culturais, através de sua produção provoca outros sentidos que aponta para a centralidade do sujeito na abordagem antropológica contemporânea. |