ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Geografia |
Setor | Departamento de Geografia |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Marina Ribeiro Marinho |
Orientador | GUSTAVO SOARES IORIO |
Outros membros | Débora Maria Quintão Miranda, Edson Carlos Orozimbo, Heitor Carvalho Lacerda, Thayná Laura Aparecida Henrique |
Título | Juventude e o direito à cidade: Diálogo de Geografia na Escola |
Resumo | O presente projeto encontra-se em andamento através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES, no subprojeto Geografia e Interdisciplinaridade. Neste subprojeto, está se desenvolvendo um trabalho nas escolas, conjuntamente com os supervisores, que tem abordado a questão do direito à cidade do ponto de vista específico da juventude. Trata-se de duas questões particularmente delicadas. Sabe-se que a escola é defasada ao proporcionar espaços de socialização para os jovens, provocando uma visão negativa sobre os mesmos, como a incapacidade de desenvolverem a autocrítica e dos espaços de vivência. Em contrapartida, a sociabilidade dos jovens tem ocorrido com maior significância fora da escola, incumbindo os espaços citadinos uma dimensão educativa que a escola não proporciona e que é de suma importância para a juventude se produzir como tal. Logo, a cidade deve atender as necessidades da juventude para que haja apropriação juvenil do espaço em que estão inseridos. O projeto é direcionado aos alunos de ensino básico de três escolas públicas de Viçosa, das quais o PIBID - Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade atua, sendo elas a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, a Escola Estadual Alice Loureiro e a Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges. Os alunos são advindos de diversas localidades, proporcionando ao projeto um olhar amplo sobre a cidade. Por esse motivo, é necessário definir os usos que estão sendo dados pelos espaços públicos e privados dentro da própria cidade em diálogo com o jovem. Isso faz com que a discussão dentro de sala de aula seja necessária, uma vez que esta busca auxilia os alunos a problematizar de uma melhor forma a cidade pertencente a eles. O principal objetivo do projeto é promover o debate sobre o uso e apropriação da cidade por parte da juventude em contrapartida ao projeto mercadológico hegemônico, problematizando os usos e as diferentes apropriações atuais no meio urbano em Viçosa. Para isso, foi desenvolvida uma oficina com os alunos das escolas acima citadas, onde houve a abordagem de temas acerca da questão da juventude e do seu direito dentro da cidade. Foi demonstrado como se dá a influência de Viçosa dentro da sua microrregião, além disso, foram mostradas as diferentes morfologias que a cidade apresenta, dando uma maior ênfase às diferenças entre o IDH dentro de alguns bairros da mesma. Para incluir mais os alunos nesse processo, estes devem apresentar um seminário descrevendo como é a Viçosa deles. Finalmente, espera-se que o exercício da discussão sobre a cidade promova um maior desenvolvimento da capacidade crítica e propositiva dos alunos, deixando-os mais habilitados a reivindicar a cidade que sonham para eles. |
Palavras-chave | Juventude, Cidade, Direito |
Forma de apresentação..... | Oral, Painel |