Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8407

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marina Ribeiro Marinho
Orientador GUSTAVO SOARES IORIO
Outros membros Débora Maria Quintão Miranda, Edson Carlos Orozimbo, Heitor Carvalho Lacerda, Thayná Laura Aparecida Henrique
Título Juventude e o direito à cidade: Diálogo de Geografia na Escola
Resumo O presente projeto encontra-se em andamento através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES, no subprojeto Geografia e Interdisciplinaridade. Neste subprojeto, está se desenvolvendo um trabalho nas escolas, conjuntamente com os supervisores, que tem abordado a questão do direito à cidade do ponto de vista específico da juventude. Trata-se de duas questões particularmente delicadas. Sabe-se que a escola é defasada ao proporcionar espaços de socialização para os jovens, provocando uma visão negativa sobre os mesmos, como a incapacidade de desenvolverem a autocrítica e dos espaços de vivência. Em contrapartida, a sociabilidade dos jovens tem ocorrido com maior significância fora da escola, incumbindo os espaços citadinos uma dimensão educativa que a escola não proporciona e que é de suma importância para a juventude se produzir como tal. Logo, a cidade deve atender as necessidades da juventude para que haja apropriação juvenil do espaço em que estão inseridos.
O projeto é direcionado aos alunos de ensino básico de três escolas públicas de Viçosa, das quais o PIBID - Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade atua, sendo elas a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, a Escola Estadual Alice Loureiro e a Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges. Os alunos são advindos de diversas localidades, proporcionando ao projeto um olhar amplo sobre a cidade. Por esse motivo, é necessário definir os usos que estão sendo dados pelos espaços públicos e privados dentro da própria cidade em diálogo com o jovem. Isso faz com que a discussão dentro de sala de aula seja necessária, uma vez que esta busca auxilia os alunos a problematizar de uma melhor forma a cidade pertencente a eles.
O principal objetivo do projeto é promover o debate sobre o uso e apropriação da cidade por parte da juventude em contrapartida ao projeto mercadológico hegemônico, problematizando os usos e as diferentes apropriações atuais no meio urbano em Viçosa. Para isso, foi desenvolvida uma oficina com os alunos das escolas acima citadas, onde houve a abordagem de temas acerca da questão da juventude e do seu direito dentro da cidade. Foi demonstrado como se dá a influência de Viçosa dentro da sua microrregião, além disso, foram mostradas as diferentes morfologias que a cidade apresenta, dando uma maior ênfase às diferenças entre o IDH dentro de alguns bairros da mesma. Para incluir mais os alunos nesse processo, estes devem apresentar um seminário descrevendo como é a Viçosa deles. Finalmente, espera-se que o exercício da discussão sobre a cidade promova um maior desenvolvimento da capacidade crítica e propositiva dos alunos, deixando-os mais habilitados a reivindicar a cidade que sonham para eles.
Palavras-chave Juventude, Cidade, Direito
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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