Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8398

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia Geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Letícia Soares Fraga
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Alice Cristina de Sampaio e Silva, Bruna de Souza Vieira, Isabela Pereira da Silva Bento, Karoline Hellen Madureira de Melo, Liara de Azevedo Cassiano, Luiz Otavio Guimaraes Ervilha, Patricia da Silva Mattosinhos, Thamylles Thuany Mayrink Lima
Título Projeto Bioenlace: Aula prática sobre dinâmica de populações e relações ecológicas.
Resumo As aulas práticas são extremamente úteis para melhor compreensão e fixação de conteúdos. Entretanto, alguns professores, muitas vezes, consideram essas práticas inviáveis devido a falta de tempo para preparação, a falta de espaços ou equipamentos adequados e até mesmo, a falta de conhecimento para aplicação do conteúdo, em uma aula prática. Considerando o exposto, o projeto de extensão Bioenlace propõe contribuir com a formação de professores e também para a melhoria da aprendizagem de alunos, através de aulas práticas simples e interativas. Este trabalho descreve a aula sobre o tema “dinâmica de populações e relações ecológicas”. Essa aula foi ministrada por integrantes do PET Biologia para os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Capitão Arnaldo Dias de Andrade, de Cajuri (MG), no primeiro semestre de 2017. Na primeira parte da aula, foi realizado um jogo sobre “dinâmica de populações”. Para isso, espalhou-se balas embrulhadas com papéis de diferentes cores, pelo gramado do quintal da casa do PET e incentivou-se os alunos a pegar o maior número de balas possível. Embora os alunos não soubessem, a cor dos papéis de cada bala tinha um significado (vermelho: alimentação de animais carnívoros; verde: alimentação de herbívoros; rosa: matéria orgânica; laranja: abrigo; amarelo: água; roxo: poluição). Após a coleta das balas, foram sorteados papéis que especificavam o tipo de animal que cada aluno representaria no jogo: carnívoro, herbívoro, detritívoro ou onívoro. Para garantir sua sobrevivência, cada aluno tinha que possuir, pelo menos, duas balas que representavam sua alimentação específica, duas representando algum tipo de abrigo e duas que representassem fontes de água. Adicionalmente, os alunos foram informados que, para cada bala roxa que eles tinham coletado, eles deveriam retirar uma bala laranja, uma vermelha, rosa ou verde e uma amarela. A partir dessas estratégias realizou-se uma discussão sobre quais animais não tinham sobrevivido e qual seria a consequência dessas mortes para as populações das demais espécies. Os estudantes participaram com entusiasmo, levantando hipóteses e buscando justificativas para as diferentes situações que surgiram durante o jogo. Na segunda parte da aula, os alunos foram divididos em dois grupos e foi realizado um jogo sobre “relações ecológicas”. O jogo compreendia uma série de imagens relacionadas à competição, predação, parasitismo, mutualismo, cooperação, inquilinismo, sociedade, colônia, comensalismo e herbivoria. Durante o jogo, os alunos sorteavam uma imagem, diziam qual era a relação ecológica representada e justificavam a resposta. Durante essas atividades, os alunos se mostraram bastante interessados no assunto e, com base nos comportamentos observados e nos comentários realizados, conclui-se que a metodologia proposta foi eficiente e que a utilização de atividades mais interativas podem contribuir para o processo de aprendizagem, pois exigem raciocínio, atenção e interação.
Palavras-chave ensino-aprendizagem, jogos didáticos, ludicidade
Forma de apresentação..... Painel
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