Resumo |
A I Semana Cultural promovida pelo projeto Rede Idiomas possibilitou uma integração efetiva entre os grupos de imersão cultural de diferentes idiomas (Inglês, Francês, Alemão e Espanhol) com a população viçosense em geral. Neste sentido, o objetivo principal foi intercambiar saberes culturais em diferentes idiomas, visando estabelecer um vínculo maior com a multiculturalidade em Viçosa e no mundo. A cidade de Viçosa recebe semestralmente, diversos estudantes estrangeiros (somente na UFV foram 41 no primeiro semestre de 2017) de diferentes nacionalidades para estágios e intercâmbios de graduação e, além disso, segundo o portal do Ciência sem Fronteiras, cerca de 1401 estudantes participaram de programas de mobilidades acadêmicas internacional adquirindo uma vivência cultural e internacional. Assim, um grupo de 17 colaboradores do programa de extensão universitária Rede CsF – Núcleo Viçosa desenvolveram oito oficinas com enfoque cultural, na qual, cada oficina dialogou em um idioma diferente. Estas oficinas trouxeram a cultura internacional como protagonista do processo educativo no ensino de uma língua estrangeira e, demonstraram que, para se aprender um idioma de maneira efetiva, se faz necessário lançar mão de atividades culturais e tais atividades podem ser uma estratégia positiva. Ainda, as atividades de cunho cultural estimulam o interesse e a curiosidade do estudante para o aprendizado de novos idiomas fazendo com que ele perceba a importância de aprender tal conhecimento para a sua formação pessoal, profissional e acadêmica. Para avaliar as atividades realizadas pelas oficinas entre os participantes da Semana Cultural foi aplicado um questionário semiestruturado com o objetivo de avaliar o impacto do evento em geral na sociedade. A partir dos dados coletados, percebe-se que o evento atendeu satisfatoriamente a demanda local, estimulando os participantes a se interessarem pelo aprendizado de outros idiomas como possibilidade de se desenvolver academicamente e profissionalmente. Além disso, ressaltar a cultura como um aspecto para se aprender línguas estrangeiras foi algo mencionado como positivo, visto que, a aprendizagem passa a ser contextual para os estudantes que percebem que os idiomas podem estar inseridos em sua realidade. Assim, conclui-se que o evento realizado possibilitou um intercambio cultural de saberes e aprendizagens e disseminou novos conhecimentos instigando a população a querer apreender mais sobre outras culturas e conhecer melhor o mundo que a cerca. |