Resumo |
O presente trabalho apresenta reflexões acerca da disponibilidade de espaços físicos para a aula de Arte dentro do ambiente escolar e abarca reflexões sobre a necessidade de ter um espaço físico adequado para as aulas de Arte. Tem como problematização a vivência durante a graduação, quais sejam, PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), os estágios supervisionados de Licenciatura, ambos na área de Arte e também a vivência como professora de Arte no ensino fundamental e médio em escolas estaduais do município de Viçosa-MG. Tem como ponto de partida discutir a importância do espaço físico no desenvolvimento das aulas de Arte nas escolas. Foram feitas visitas a escolas selecionadas para um diagnóstico e levantamento dos espaços físicos existentes para aulas, conhecimento prévio do ambiente escolar e posteriormente descrição do que foi observado quanto ao espaço físico disponível para compreender se os mesmos são suficientes ou não para as aulas. A metodologia desse trabalho utilizou como instrumentos metodológicos a revisão bibliográfica, questionário e conversas informais com os docentes atuantes na área de Arte. A ação permitiu fazer um levantamento teórico, descrever a trajetória e realidade da Arte no Brasil desde a primeira LDB (Leis de Diretrizes e Base da Educação) em 1961 até os dias atuais. Buscou, uma reflexão a partir da visão de autores que estudam a questão do espaço físico da escola e sua importância. Também realizaram-se reflexões acerca das realidades relatadas por professores, que falam de sua atuação e também das dificuldades e interferências encontradas durante o ensino de Arte. Mostrou-se quais eram os espaços disponíveis e que eram utilizados para as aulas com relação à sua qualidade e quais adaptações eram necessárias, levantando pontos negativos e positivos acerca da infraestrutura utilizada. E por fim, percebeu-se então que o espaço influencia de forma positiva ou negativa do desenvolvimento das atividades e que deve ocorrer uma conscientização, seja da escola e/ou órgãos responsáveis pela especificidade relacionada a questão física da escola. |