Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8389

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da Computação
Setor Departamento de Informática
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Igor Rodrigues Cardoso
Orientador ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS
Título Métodos exatos e heurísticos para problemas multicomponentes
Resumo Um problema multicomponente envolve mais de um problema de otimização de forma interdependente, isto é, em que a otimização de um interfere direta ou indiretamente na otimização do outro. Neste estudo trabalhamos com Problema do Ladrão Viajante (do inglês Traveler Thief Problem), que combina o Problema do Caixeiro Viajante com o Problema da Mochila. O problema do ladrão viajante (PLV) e problema dos múltiplos ladrões viajantes (PMLV) tentam aproximar alguns problemas de mundo real ao mundo teórico. Para contextualizar, suponha um ladrão que está em uma cidade inicial e possui um mapa com a distância de uma cidade para todas as outras; ele também sabe o peso e o valor de cada item que ele pode roubar em cada cidade; além disso, alugou uma mochila de taxa R que tem capacidade de carga W, sendo que o aluguel a ser pago aumenta conforme o tempo que ele demora para devolvê-la. No caso, quanto mais pesada a mochila do ladrão, mais devagar ele anda e mais caro será o aluguel. É conhecida também a velocidade máxima e mínima que o ladrão consegue andar, então qual a sequência de cidades que o ladrão deve visitar (componente Problema do Caixeiro Viajante) e qual o plano de coleta de itens ele deve fazer (componente Problema da Mochila) para que obtenha o melhor lucro? Já o PMLV consiste em vários ladrões em vez de um único. Para estudo dos dois problemas foram desenvolvidos, na linguagem c++, heurísticas e algoritmos de buscas locais que tentassem os resolver de forma satisfatória. Primeiramente foi desenvolvido uma solução aproximada para o PLV e depois a mesma foi generalizada para que pudesse resolver o problema para múltiplos ladrões. Para gerar uma rota inicial, foi utilizada a heurística baseada na árvore geradora mínima, pois essa garante que seja produzida uma rota no máximo duas vezes pior que a rota ótima para começar a análise do problema. Em seguida é criado um plano de coleta baseado nessa primeira rota, usando uma heurística que consiste em ordenar os itens de acordo com seu impacto na rota dada. Como a rota e o plano de coleta estão intimamente conectados, essa primeira solução é quase sempre insatisfatória, pois não foram levadas em consideração outras alternativas, já que uma rota boa pode não produzir um plano de coleta bom, e então piorar a minha solução final. Assim, a primeira solução gerada passa por uma busca local, que alterna a ordem de cidades na rota e refaz o plano de coleta: se alguma dessas trocas melhorar a solução atual, ela passa a ser a solução atual, repetindo o processo da busca enquanto for encontrada uma solução melhor. Para o PMLV, há o problema de distribuição das cidades: neste trabalho, a rota final do PLV é dividida para os N ladrões de forma sequencial e a busca local é aplicada individualmente na rota de cada ladrão. A solução desenvolvida é capaz de retornar, na maioria das vezes, uma solução lucrativa, entretanto ainda consome uma quantidade razoável de tempo de processamento.
Palavras-chave Heurísticas, Meta-heurísticas, Otimização
Forma de apresentação..... Painel
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