Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8388

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática
Setor Departamento de Matemática
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Neemias Silva Martins
Orientador CATARINA MENDES DE JESUS SANCHEZ
Título Grafos e Superfícies Fechadas
Resumo Neste trabalho, estudamos grafos que podem ser imersos numa superfície fechada e orientada, cujo complemento é uma região simplesmente conexa. Iniciamos com conceitos básicos de topologia geral com enfoque em topologia quociente. Definimos as superfícies fechadas, a soma conexa de superfícies e a característica de Euler para superfícies. Passamos ao estudo da teoria de grafos, da característica de Euler para grafos e a topologia quociente de polígonos regulares, a fim de estudar grafos imersos em superfícies fechadas e orientadas.

Dado um polígono com 12g-6 lados, é sempre possível obter uma superfície M fechada, orientada e de gênero g, pela identificação de arestas, onde cada par de arestas é levado em um arco de curva sobre a superfície e cada trio de vértices é levado em um ponto de M. Os arcos de curvas e os pontos sobre M, imagem do bordo de P pela identificação, podem ser vistos como um grafo trivalente mergulhado sobre M, com V=4g-2 vértices e A=6g-3 arestas.

A questão principal é estabelecer quais grafos mergulhados sobre M, com V=4g-2 vértices e A=6g-3 arestas, podem ser associados a um emparelhamento de arestas (trivalente) de um um polígono com 12g-6 lados, a menos que equivalência. Há oito emparelhamentos trivalentes para g = 2. Estes emparelhamentos estão associados a cinco grafos não isomorfos. Para g = 3, há 65 grafos conhecidos que estão associados a emparelhamentos trivalentes.

Em um contexto mais geral, Faria, Mendes e Sánchez, introduziram duas cirurgias de emparelhamento, de modo que todo grafo resultante dessas cirurgias, entre dois grafos associado a emparelhamentos de arestas, é também um grafo associado a um emparelhamento de arestas. Além disso, apresentaram famílias de grafos de emparelhamento, permitindo gerar famílias de grafos associado a qualquer superfície de gênero 2 e possibilitando também, gerar uma grande variedade de emparelhamentos por cirurgias entre os grafos associados a superfícies de gênero 1,2, e 3.
Nossa proposta aqui é apresentar exemplos de emparelhamento com grafos trivalentes que podem ser obtidos pelas cirurgias.
Palavras-chave grafos, identificação de arestas, superfícies fechadas
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.