ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Enfermagem |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
Outros, UFV |
Primeiro autor |
Marianna Karolina Pimenta Cota |
Orientador |
DEISE MOURA DE OLIVEIRA |
Outros membros |
Amanda Morais Polati, Fernando Pacheco Zanelli, Lucas Henrique da Silva Macedo, Marina Kelle da Silva Caetano, Milleny Tosatti Aleixo, Nayara Rodrigues Carvalho, Pamela Brustolini Oliveira Rena, Vanessa de Souza Amaral |
Título |
A educação permanente com enfermeiros e núcleos de apoio à saúde da família de viçosa e microrregião: compartilhando as experiências das oficinas educativas |
Resumo |
Introdução: a Educação Permanente em Saúde (EPS) configura-se como uma ferramenta de potência para a transformação do processo de trabalho, através da integração dos meios educativos e das práticas vivenciadas, visando a construção e qualificação permanente das práticas de saúde. Uma das estratégias metodológicas utilizadas no âmbito da EPS diz respeito às oficinas educativas, que traduz-se essencial para que as reconfigurações das práticas se deem por meio da troca de experiências entre os sujeitos envolvidos. Objetivo: relatar experiências de educação permanente por meio de oficinas educativas realizadas com enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio em Saúde da Família de Viçosa e região. Descrição das principais ações: trata-se de um relato de experiência que aconteceu no período de setembro a novembro de 2016 e de abril a junho de 2017, com profissionais da equipe mínima da saúde da família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Viçosa e municípios pertencentes a esta microrregião de saúde. Optou-se pelas oficinas educativas como estratégia metodológica, sendo realizadas seis oficinas sobre as temáticas "Saúde Mental" e "Boas Práticas em Saúde", temas emergidos por demanda dos próprios participantes, em virtude dos desafios que vivenciam no cenário de atuação. No ano de 2016 pautou-se a temática “Saúde Mental” e no ano de 2017 o enfoque se deu para as “Boas práticas em Saúde”. Através das oficinas, que se ancoraram em metodologias ativas/participativas, os profissionais dialogaram, problematizaram, refletiram e discutiram sobre estratégias para o enfrentamento dos nós críticos emergidos de suas práticas, com vistas a desatá-los. Resultados:evidenciou-se um despertar dos participantes para a necessidade de incorporação dos temas trabalhados na prática profissional, viabilizando a construção da práxis por meio da tríade reflexão-ação-reflexão, experimentada pelos participantes no decorrer das oficinas. Conclusões: as oficinas possibilitaram aos profissionais refletirem criticamente sobre si mesmos e sobre suas ações diante dos desafios cotidianos relacionados aos temas discutidos, apresentando-se como estratégia metodológica indutora de reconfigurações no processo de trabalho em saúde. |
Palavras-chave |
Atenção Primária à Saúde, Educação Permanente, Enfermagem; Gestão de Recursos da Equipe de Assistência à Saúde |
Forma de apresentação..... |
Painel |