Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8370

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros, UFV
Primeiro autor Marianna Karolina Pimenta Cota
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros Amanda Morais Polati, Fernando Pacheco Zanelli, Lucas Henrique da Silva Macedo, Marina Kelle da Silva Caetano, Milleny Tosatti Aleixo, Nayara Rodrigues Carvalho, Pamela Brustolini Oliveira Rena, Vanessa de Souza Amaral
Título A educação permanente com enfermeiros e núcleos de apoio à saúde da família de viçosa e microrregião: compartilhando as experiências das oficinas educativas
Resumo Introdução: a Educação Permanente em Saúde (EPS) configura-se como uma ferramenta de potência para a transformação do processo de trabalho, através da integração dos meios educativos e das práticas vivenciadas, visando a construção e qualificação permanente das práticas de saúde. Uma das estratégias metodológicas utilizadas no âmbito da EPS diz respeito às oficinas educativas, que traduz-se essencial para que as reconfigurações das práticas se deem por meio da troca de experiências entre os sujeitos envolvidos. Objetivo: relatar experiências de educação permanente por meio de oficinas educativas realizadas com enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio em Saúde da Família de Viçosa e região. Descrição das principais ações: trata-se de um relato de experiência que aconteceu no período de setembro a novembro de 2016 e de abril a junho de 2017, com profissionais da equipe mínima da saúde da família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Viçosa e municípios pertencentes a esta microrregião de saúde. Optou-se pelas oficinas educativas como estratégia metodológica, sendo realizadas seis oficinas sobre as temáticas "Saúde Mental" e "Boas Práticas em Saúde", temas emergidos por demanda dos próprios participantes, em virtude dos desafios que vivenciam no cenário de atuação. No ano de 2016 pautou-se a temática “Saúde Mental” e no ano de 2017 o enfoque se deu para as “Boas práticas em Saúde”. Através das oficinas, que se ancoraram em metodologias ativas/participativas, os profissionais dialogaram, problematizaram, refletiram e discutiram sobre estratégias para o enfrentamento dos nós críticos emergidos de suas práticas, com vistas a desatá-los. Resultados:evidenciou-se um despertar dos participantes para a necessidade de incorporação dos temas trabalhados na prática profissional, viabilizando a construção da práxis por meio da tríade reflexão-ação-reflexão, experimentada pelos participantes no decorrer das oficinas. Conclusões: as oficinas possibilitaram aos profissionais refletirem criticamente sobre si mesmos e sobre suas ações diante dos desafios cotidianos relacionados aos temas discutidos, apresentando-se como estratégia metodológica indutora de reconfigurações no processo de trabalho em saúde.
Palavras-chave Atenção Primária à Saúde, Educação Permanente, Enfermagem; Gestão de Recursos da Equipe de Assistência à Saúde
Forma de apresentação..... Painel
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