Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8366

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Beatriz Alves Machado Santos
Orientador ELISA CRISTINA LOPES
Outros membros Cássia Gomes de Souza
Título Temas transversais: saúde e sexualidade nas aulas de língua portuguesa.
Resumo Atualmente existe uma grande necessidade de se desenvolver uma prática educacional voltada para a realidade social do país, dessa forma, os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporaram ao trabalho educativo da escola os temas transversais. Trata-se do desenvolvimento de questões como a violência, a saúde, os preconceitos, assuntos considerados urgentes e que não têm sido tratados com a relevância necessária na sala de aula. Decidimos então elaborar uma aula de língua portuguesa que envolvesse os alunos em um debate crítico e reflexivo sobre alguns desses temas. O tema escolhido foi saúde, e dentro desse assunto desenvolvemos questões como a sexualidade na adolescência, os riscos de doenças sexualmente transmissíveis e o aborto. O público-alvo deste trabalho foram os alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges. A justificativa se pauta na necessidade de compartilhamento de conhecimento entre os envolvidos, através de aulas dinâmicas e produtivas, por isso, procuramos passar aos estudantes a importância do autocuidado, a percepção da saúde como direito e mostrar de que maneira a qualidade da saúde pública está relacionada com a compreensão da sociedade sobre as leis vigentes no país, escolhas e responsabilidades pessoais. O trabalho teve como objetivos instigar os alunos a se posicionarem em relação a questões polêmicas como a legalização do aborto, desenvolver o pensamento crítico sobre temas sociais importantes e exercitar a capacidade de argumentação dos estudantes diante de um texto dissertativo argumentativo. A metodologia utilizada para envolvimento dos alunos nas aulas foi à apresentação do filme “Juno”, o tal conta sobre a gravidez indesejada de uma adolescente de 16 anos e trata de situações como o aborto, adoção, a importância do apoio familiar em decisões pessoais, o julgamento moral da sociedade e a sexualidade na adolescência. A exibição foi à porta de entrada para os debates em sala de aula sobre o tema saúde, e questões relacionados à sexualidade, também levamos para os alunos notícias e reportagens que ilustrassem o atual cenário da saúde no país, para que as discussões adentrassem na realidade da nossa sociedade. Através da realização desse trabalho conseguimos observar, inicialmente, a resistência dos alunos para se expressarem diante dos assuntos abordados, por não terem a oportunidade de falar sobre essas questões abertamente no ambiente escolar e nem mesmo no ambiente familiar. Após a exibição do filme e das discussões notamos maior confiança e reflexão crítica por parte dos estudantes para opinarem sobre as questões propostas em debate. Conclui-se que trabalhar questões relacionadas à saúde em sala de aula contribui com a conscientização de valores e atitudes dos estudantes em relação a prevenção de doenças, qualidade de vida e compreensão da realidade social do país.
Palavras-chave Saúde, Sexualidade, Educação
Forma de apresentação..... Painel
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