Resumo |
Atualmente existe uma grande necessidade de se desenvolver uma prática educacional voltada para a realidade social do país, dessa forma, os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporaram ao trabalho educativo da escola os temas transversais. Trata-se do desenvolvimento de questões como a violência, a saúde, os preconceitos, assuntos considerados urgentes e que não têm sido tratados com a relevância necessária na sala de aula. Decidimos então elaborar uma aula de língua portuguesa que envolvesse os alunos em um debate crítico e reflexivo sobre alguns desses temas. O tema escolhido foi saúde, e dentro desse assunto desenvolvemos questões como a sexualidade na adolescência, os riscos de doenças sexualmente transmissíveis e o aborto. O público-alvo deste trabalho foram os alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges. A justificativa se pauta na necessidade de compartilhamento de conhecimento entre os envolvidos, através de aulas dinâmicas e produtivas, por isso, procuramos passar aos estudantes a importância do autocuidado, a percepção da saúde como direito e mostrar de que maneira a qualidade da saúde pública está relacionada com a compreensão da sociedade sobre as leis vigentes no país, escolhas e responsabilidades pessoais. O trabalho teve como objetivos instigar os alunos a se posicionarem em relação a questões polêmicas como a legalização do aborto, desenvolver o pensamento crítico sobre temas sociais importantes e exercitar a capacidade de argumentação dos estudantes diante de um texto dissertativo argumentativo. A metodologia utilizada para envolvimento dos alunos nas aulas foi à apresentação do filme “Juno”, o tal conta sobre a gravidez indesejada de uma adolescente de 16 anos e trata de situações como o aborto, adoção, a importância do apoio familiar em decisões pessoais, o julgamento moral da sociedade e a sexualidade na adolescência. A exibição foi à porta de entrada para os debates em sala de aula sobre o tema saúde, e questões relacionados à sexualidade, também levamos para os alunos notícias e reportagens que ilustrassem o atual cenário da saúde no país, para que as discussões adentrassem na realidade da nossa sociedade. Através da realização desse trabalho conseguimos observar, inicialmente, a resistência dos alunos para se expressarem diante dos assuntos abordados, por não terem a oportunidade de falar sobre essas questões abertamente no ambiente escolar e nem mesmo no ambiente familiar. Após a exibição do filme e das discussões notamos maior confiança e reflexão crítica por parte dos estudantes para opinarem sobre as questões propostas em debate. Conclui-se que trabalhar questões relacionadas à saúde em sala de aula contribui com a conscientização de valores e atitudes dos estudantes em relação a prevenção de doenças, qualidade de vida e compreensão da realidade social do país. |