Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8363

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia de Produção
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Raphael Pereira Ignacchiti
Orientador ALEXANDRE NAVARRO DA SILVA
Outros membros Mateus Tartaglia
Título Simulação em sala: nova abordagem para aulas práticas a partir do software Simio aliado ao Arena
Resumo As técnicas de simulação, em especial de simulação computacional, são hoje importantes ferramentas no auxílio a tomada de decisão. Assim, os estudantes de Engenharia de Produção devem ter formação sólida e atualizada a respeito do tema. Este trabalho realizou um estudo para a implementação, na disciplina Simulação da Produção do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Viçosa, de um novo software, o Simio, por meio da criação de roteiros de aula adaptados a partir dos existentes, que eram baseados no software Arena. Visando a boa execução do trabalho, uma série de atividades foram realizadas, sendo divididas basicamente em 5 etapas: revisão bibliográfica, analogia, criação de roteiros, avaliação e redação do relatório final. Na revisão bibliográfica, foi possível obter um conhecimento teórico acerca da simulação e dos softwares em questão, permitindo a condução das etapas seguintes do trabalho com sucesso. Na etapa seguinte, a de analogia, ocorreu a utilização de cada um dos softwares e a comparação desses, o que possibilitou que a abordagem de ensino adequada pudesse começar a ser construída. Durante a comparação pôde-se perceber que o Simio é, no geral, mais completo e simples do que o Arena e, portanto, decidiu-se trabalhar apenas com o Simio na disciplina em questão. Na terceira etapa, chamada de criação de roteiros, foram elaborados onze roteiros de aulas práticas e quatro formulários a serem respondidos após consulta a material sobre o Simio, material este que também foi preparado nesta etapa a partir do acervo da empresa desenvolvedora do software. Houve ainda o acompanhamento da aplicação desse material em sala de aula, permitindo a visualização de erros e falhas e propiciando a melhoria deste. Na etapa seguinte, chamada de análise, foi preparado e aplicado um questionário visando avaliar a efetividade do material e da metodologia de ensino desenvolvidos, segundo o ponto de vista dos alunos. As respostas compiladas mostraram grande satisfação dos estudantes com a nova metodologia de ensino e, principalmente, com o novo software, que para os alunos é didático, de interface clara e objetiva, com amplas funcionalidades e aplicações e muito moderno. Além disso, as respostas fornecerem insumos para futuramente melhorar ainda mais a abordagem e o ensino da simulação da produção em sala. A etapa de redação do relatório final, constituiu-se basicamente da escrita do relatório final, no intuito de apresentar os principais resultados do trabalho e avaliar a efetividade do mesmo. Diante dos resultados do trabalho e de tudo que pôde ser acompanhado durante a execução do mesmo, pode-se concluir que o trabalho atingiu de forma efetiva os resultados esperados. A disciplina Simulação da Produção foi reformulada e passou a abordar um software mais moderno e que é tendência, garantindo que os estudantes estejam alinhados com o mercado e sejam capazes de utilizar a simulação como um diferencial em suas carreiras.
Palavras-chave Simulação de Eventos Discretos, Ensino de Graduação, Simulação da Produção.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.