Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8359

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Inacio Andrade Silva
Orientador MICHELE MICHELETI DE MELLO
Outros membros Carlos Fernando Ribeiro de Souza, Débora Júlia Rodrigues Alves, Ricardo Florencio Alves Rocha, Sissa Souza Luchi
Título INTERARTE: arte e cultura como forma de inclusão social
Resumo O projeto Procultura “INTERARTE: arte e cultura como forma de inclusão social” tem como objetivo promover o desenvolvimento da aprendizagem acerca de arte e cultura em espaços educativos da cidade de Viçosa/MG. Devido a imprevistos relacionados ao público envolvido nas ações, realizou-se ao longo do primeiro semestre de 2017 iniciativas com setores marginalizados da sociedade que também apresentam possibilidade de rendimento quanto as ações do projeto. Estes grupos são os presidiários residentes na Associação de Apoio ao Condenado (APAC-Viçosa), os jovens do Projeto “Jovens de Futuro” e as crianças e adolescentes assistidos pelo Consórcio Intermunicipal de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIACA). As ações iniciais do projeto se concentraram na APAC-Viçosa dada a urgência dos sujeitos em relação a atividades artísticas e culturais. Diante disso, foi realizada com eles a mostra de um documentário intitulado “Arte do barro” seguida por uma dinâmica sobre os significados da arte. Alguns dias após essa ação foi realizada uma oficina sobre a técnica de pintura “marmorização”. Com o CIACA foi realizada uma excursão ao Museu Histórico e Pinacoteca da UFV no Dia Mundial do Brincar (28/05/17) e com o grupo Jovens de Futuro foi, também, realizada uma excursão ao referido local, onde o grupo recebeu um kit com folders e catálogos de exposições que permitiu que os mesmos tomassem ciência sobre os eventos culturais promovidos. Além disso, as ações desse primeiro semestre contaram com reuniões, sendo priorizada a formação dos integrantes da equipe na área de arte e cultura com leitura e discussão de textos nessa temática. Neste contexto, o projeto realizou atividade de formação em arte e cultura com os reclusos residentes na APAC-Viçosa e realizou atividades de fruição artístico e cultural com as crianças do CIACA e do projeto "Jovens de Futuro". Assim, é possível dizer que o projeto INTERARTE atingiu três dos cinco objetivos específicos, pois promoveu a inclusão sociocultural socializando os eventos e os espaços culturais da UFV permitindo que haja ciência do direito a arte e cultura, promoveu oficinas com um artista da região e pôde fortalecer ou fomentar a economia cultural local (caso aqueles que realizaram as oficinas decidam trabalhar com as técnicas aprendidas). Ao final do primeiro semestre de ações do projeto, entende-se que apesar da alteração de parte do público-alvo, as atividades foram realizadas com sucesso.
Palavras-chave Artes, Cultura, Inclusão Social
Forma de apresentação..... Painel
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