Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8355

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Heitor Carvalho Lacerda
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Outros membros Humberto Paiva Fonseca, Thalyta Varejão Miranda
Título Concepções e percepções dos processos avaliativos do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa
Resumo Introdução: A pesquisa presente versa sobre a temática do processo avaliativo no âmbito educacional, que se mostra pertinente para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Esse conteúdo está no campo de estudos da Didática, a qual vem apresentando grande complexidade sobre o tema, uma vez que contemplado: os métodos de ensino; os processos de aprendizagem; as maneiras de avaliar o conhecimento apreendido pelos discentes (ou não apreendidos); e os métodos de retomada da prática de ensino, de acordo com a necessidade dos discentes. Justificativa: Dentro dessa perspectiva, deve-se ressaltar que o objetivo do ensino superior é formar profissionais que atuem no progresso socioeconômico do país, razão pela qual torna o processo avaliativo relevante, uma vez que essa prática mostrará o estado de aprendizado dos conhecimentos teóricos e técnicos dos discentes, possibilitando os docentes rever suas práticas de ensino quando necessário para a efetivação do conhecimento. Objetivo e público-alvo: Busca-se investigar, identificar e qualificar os processos avaliativos realizados pelos docentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e explicitar as percepções dos discentes sobre tais processos avaliativos. Assim, realizar-se-á um recorte (estudo de caso), para que se possa entender a profundidade e a qualidade dos processos avaliativos. Os discentes e docentes do curso referido por causa da proximidade, quantidade de indivíduos e do montante de dados viável para análise. Metodologia: A metodologia que está sendo empregada permeia a análise de referenciais teóricos, que está dando suporte aos métodos de coleta de dados, os quais consistirão em entrevista semiestruturada aplicada aos docentes e questionário semiestruturado aplicados aos discentes. Ambos os métodos serão semiestruturados devido a busca de aprofundamento na qualidade das respostas, proporcionando assim liberdade de expressão do público. No entanto, para tornar a pesquisa mais circunspecta, pretende-se realizar um grupo focal com os discentes, método que possibilitará preencher as possíveis lacunas deixadas pelo questionário semiestruturado, além de proporcionar aprofundamento da pesquisa. Resultados e Conclusões: A pesquisa ainda está no seu início, a mesma ocorrerá no decorrer do segundo semestre de 2017, somente sucedeu-se o estudo do referencial teórico. No entanto, hipoteticamente, acredita-se que essa pesquisa apontará resquícios do processo avaliativo do ensino tradicional nos docentes mais antigos, por exemplo, aulas expositivas, com provas tradicionais de memorização. E espera-se processos avaliativos mais construtivos e diversificados nos docentes mais novos, devido a formação recente e o ânimo jovial. Sobre os discentes, espera-se respostas diversificadas, uma vez que os mesmos possuem maneiras de diferentes de aprender e de expor o conhecimento apreendido.
Palavras-chave Didática, Processo Avaliativo, Curso de Geografia
Forma de apresentação..... Painel
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