Resumo |
Introdução: A pesquisa presente versa sobre a temática do processo avaliativo no âmbito educacional, que se mostra pertinente para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Esse conteúdo está no campo de estudos da Didática, a qual vem apresentando grande complexidade sobre o tema, uma vez que contemplado: os métodos de ensino; os processos de aprendizagem; as maneiras de avaliar o conhecimento apreendido pelos discentes (ou não apreendidos); e os métodos de retomada da prática de ensino, de acordo com a necessidade dos discentes. Justificativa: Dentro dessa perspectiva, deve-se ressaltar que o objetivo do ensino superior é formar profissionais que atuem no progresso socioeconômico do país, razão pela qual torna o processo avaliativo relevante, uma vez que essa prática mostrará o estado de aprendizado dos conhecimentos teóricos e técnicos dos discentes, possibilitando os docentes rever suas práticas de ensino quando necessário para a efetivação do conhecimento. Objetivo e público-alvo: Busca-se investigar, identificar e qualificar os processos avaliativos realizados pelos docentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e explicitar as percepções dos discentes sobre tais processos avaliativos. Assim, realizar-se-á um recorte (estudo de caso), para que se possa entender a profundidade e a qualidade dos processos avaliativos. Os discentes e docentes do curso referido por causa da proximidade, quantidade de indivíduos e do montante de dados viável para análise. Metodologia: A metodologia que está sendo empregada permeia a análise de referenciais teóricos, que está dando suporte aos métodos de coleta de dados, os quais consistirão em entrevista semiestruturada aplicada aos docentes e questionário semiestruturado aplicados aos discentes. Ambos os métodos serão semiestruturados devido a busca de aprofundamento na qualidade das respostas, proporcionando assim liberdade de expressão do público. No entanto, para tornar a pesquisa mais circunspecta, pretende-se realizar um grupo focal com os discentes, método que possibilitará preencher as possíveis lacunas deixadas pelo questionário semiestruturado, além de proporcionar aprofundamento da pesquisa. Resultados e Conclusões: A pesquisa ainda está no seu início, a mesma ocorrerá no decorrer do segundo semestre de 2017, somente sucedeu-se o estudo do referencial teórico. No entanto, hipoteticamente, acredita-se que essa pesquisa apontará resquícios do processo avaliativo do ensino tradicional nos docentes mais antigos, por exemplo, aulas expositivas, com provas tradicionais de memorização. E espera-se processos avaliativos mais construtivos e diversificados nos docentes mais novos, devido a formação recente e o ânimo jovial. Sobre os discentes, espera-se respostas diversificadas, uma vez que os mesmos possuem maneiras de diferentes de aprender e de expor o conhecimento apreendido. |