Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8328

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Fitotecnia
Setor Departamento de Fitotecnia
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Sergio Barbosa Ferreira Rocha
Orientador RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS
Outros membros Maristela Watthier, Nain Peralta Antonio
Título Efeito da adubação verde com leguminosa pura e em mistura com gramíneas no crescimento e produção de brócolis
Resumo Fertilizantes nitrogenados comerciais são caros, representando um dos maiores componentes do custo de produção, aspecto que se agrava com a desvalorização do Real frente ao Dólar verificada nos últimos anos. Embora sua aplicação aumente o rendimento das culturas, o uso desses fertilizantes podem causar efeitos no ciclo do N, destruição da camada de ozônio e também problemas de lixiviação de nitrato no solo. Outras formas de fornecer nitrogênio para os cultivos são por meio de culturas de cobertura e adubos verdes, devido tanto à fixação biológica do nitrogênio quanto à reciclagem do N mineral do solo.Contudo, a eficiência de recuperação do N pelas culturas é cerca de 50% da adubação mineral nitrogenada solúvel e as perdas de N podem ocorrer pelos processos de lixiviação, volatilização ou nitrificação e desnitrificação. Portanto, é necessário aumentar a eficiência da adubação nitrogenada proveniente de formas orgânicas, a fim de sustentar a produtividade das culturas, reduzir custos, diminuir as perdas e minimizar a degradação ambiental. O objetivo deste trabalho foi estudar a contribuição da leguminosa feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) pura e em mistura com milheto (Pennisetum glaucum) para o crescimento, produção e de brócolis e do N-leguminosa para a cultura.
O experimento foi realizado na área experimental do Laboratório de Agroecologia localizada no Vale da Agronomia, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram: 100FP – 100% Feijão-de-porco; 75FP+25M -75% Feijão-de-porco+25%Milheto; 50FP50M – 50% Feijão-de-porco+50%Milheto; 25FP+75M - 25% Feijão-de-porco+75%Milheto; 100M – 100% Milheto; Solo – Testemunha). A parcela experimental constou de um vaso, com uma planta de brócolis. Para isso, o feijão-de-porco e o milheto foram cultivados previamente para utilização de sua biomassa seca.
Após a análise estatística os melhores resultados foram obtidos com a adubação verde composta apenas por feijão de porco. O peso da parte comercial (inflorescência) deste tratamento foi quase o dobro quando comparado ao peso da inflorescência obtida no segundo melhor tratamento, onde foi utilizado 75% de feijão de porco e 25% de milheto.
Palavras-chave adubação verde, leguminosa, brócolis
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.