Outros membros |
Andreza Cardoso Moura, Caroline Luana de Almeida, Cinthia Silva Barbosa, Danielle Helena Rezende, Eloisa Aldaline de Sousa, Karine Maria Santos Salgado, NATALIA RIGUEIRA FERNANDES, Rayane Oliveira da Silva |
Resumo |
A Ludoteca da UFV é um espaço de integração entre a universidade e as comunidades viçosense e de regiões circunvizinhas. Os atendimentos ocorrem, durante a semana, voltados para a comunidade escolar e, aos domingos, propiciam o brincar das crianças com seus familiares. A preparação do ambiente enfatiza o desenvolvimento de atividades lúdicas, brincadeiras e contação de história a partir da ótica das relações étnicas na infância. O projeto "Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância", vinculado à Ludoteca, desenvolve brincadeiras, contação/confecção de histórias para crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de estimular discussões sobre diversidades étnicas na infância. Após a exploração dos espaços e das brincadeiras, as crianças, professores e pais participam de um momento de contação de história que é pautado na ludicidade, através do resgate do cancioneiro popular e protagonizado por personagens, manipulados, de diferentes origens étnicas. Estas são ambientadas em diversas realidades culturais e tem, por finalidade, destacar a importância do lúdico e o seu potencial alcance em termos de diversidade cultural. Após este momento, acontece uma discussão sobre a importância do respeito às diferenças e valorização das diversidades étnicos raciais. Até junho/2017, foram atendidas, ao todo, 697 crianças, sendo 514 na sede e 183 por meio da Ludoteca Itinerante, participando crianças de 02 a 12 anos de idade. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural alcançou os seguintes propósitos: reflexões sobre a valorização da diversidade étnica e cultural por parte dos pais, docentes e licenciandas; aumento do interesse dos professores em realizar as atividades com seus alunos; disseminação de conhecimento literário de histórias infantis temáticas aos docentes, promovendo, destarte, a valorização da cultura em suas diversas manifestações; contribuições para formação das licenciandas, com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. |