Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8325

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Daliane Sousa Rosa
Orientador MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA
Outros membros Andreza Cardoso Moura, Caroline Luana de Almeida, Cinthia Silva Barbosa, Danielle Helena Rezende, Eloisa Aldaline de Sousa, Karine Maria Santos Salgado, NATALIA RIGUEIRA FERNANDES, Rayane Oliveira da Silva
Título Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância
Resumo A Ludoteca da UFV é um espaço de integração entre a universidade e as comunidades viçosense e de regiões circunvizinhas. Os atendimentos ocorrem, durante a semana, voltados para a comunidade escolar e, aos domingos, propiciam o brincar das crianças com seus familiares. A preparação do ambiente enfatiza o desenvolvimento de atividades lúdicas, brincadeiras e contação de história a partir da ótica das relações étnicas na infância. O projeto "Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância", vinculado à Ludoteca, desenvolve brincadeiras, contação/confecção de histórias para crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de estimular discussões sobre diversidades étnicas na infância. Após a exploração dos espaços e das brincadeiras, as crianças, professores e pais participam de um momento de contação de história que é pautado na ludicidade, através do resgate do cancioneiro popular e protagonizado por personagens, manipulados, de diferentes origens étnicas. Estas são ambientadas em diversas realidades culturais e tem, por finalidade, destacar a importância do lúdico e o seu potencial alcance em termos de diversidade cultural. Após este momento, acontece uma discussão sobre a importância do respeito às diferenças e valorização das diversidades étnicos raciais. Até junho/2017, foram atendidas, ao todo, 697 crianças, sendo 514 na sede e 183 por meio da Ludoteca Itinerante, participando crianças de 02 a 12 anos de idade. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural alcançou os seguintes propósitos: reflexões sobre a valorização da diversidade étnica e cultural por parte dos pais, docentes e licenciandas; aumento do interesse dos professores em realizar as atividades com seus alunos; disseminação de conhecimento literário de histórias infantis temáticas aos docentes, promovendo, destarte, a valorização da cultura em suas diversas manifestações; contribuições para formação das licenciandas, com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave lúdico, infância, diversidade étnica
Forma de apresentação..... Oral
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