Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8324

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Paula Sayuri Nogueira Maeno
Orientador BRUNO TAVARES
Título Panorama da Accountability no Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais
Resumo A pesquisa propõe-se traçar o nível de accountability nas unidades de Regime próprio de previdência dos servidores públicos do município de Minas Gerais, associando a variáveis socioeconômicas e demográficas. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho consiste em levantar o panorama da accountability no Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos municipais. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa. Os dados são provenientes da análise dos sítios das unidades gestoras, prefeituras, ministério da previdência e outros órgãos ligados a previdência. A média global do índice em Minas Gerais foi de 67.31 % e o desvio padrão 14.92 %. A fim de agrupar os municípios que possuem similaridade em seus níveis de accountability e traçar associações com variáveis socioeconômicas e demográficas foi realizado o agrupamento das unidades gestoras em Cluster. A variável utilizada para representar a condição demográfica dos municípios foi a “população estimada de 2016” segundo o IBGE. O método de ligação de Ward agrupou os municípios que apresentam um comportamento similar entre si em 4 grandes grupos. As similaridades destacadas são: unidades gestoras em que variam as condições demográficas e níveis de accountability, cluster com um nível de accountability alto apesar da sua extensão populacional, agrupamento com municípios que apresentam discrepantes índices de accountability e condições demográficas e cluster com município populoso e ao mesmo tempo com alto índice de accountability, o que difere dos demais RPPS. Ao traçar associações entre condições socioeconômicas e níveis de accountability é possível observar comportamentos similares entre as unidades gestoras, dentre eles, municípios que apresentam níveis de accountability entre 50-70 % e o seu IFDM em média 0,56, cluster com municípios economicamente bem desenvolvidos em relação aos demais e não necessariamente um nível de accountability elevado, RPPS com índices de accountability alto e associado a isso, um desenvolvimento municipal e um agrupamento com valores próximos, tanto do nível de accountability e desenvolvimento socioeconômico. Em relação à variável demográfica concluímos que quanto mais populoso o município, o que se pode notar é um nível de accountability elevado. Uma hipótese para tal contexto pode ser ilustrado pelo fato do município possuir um maior grau de comprometimento quanto à accountability. Importante salientar que, existem exceções, como no caso do município de Juiz de Fora. Na dimensão socioeconômica podemos concluir a partir do agrupamento que os municípios com níveis de accountability acima de 72 % apresentam, consequentemente o seu nível de desenvolvimento municipal acima de 0,6. Os municípios em sua integridade normativa cumprem aspectos na dimensão da accountability se avaliados a accountability em níveis: baixo, médio, alto e muito alto.
Palavras-chave Accountability, RPPS, Minas Gerais
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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