Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8317

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Gustavo Henriques Barreto
Orientador DOUGLAS LOPES DE SOUZA
Outros membros MICHELE MICHELETI DE MELLO
Título Arte digital: projeções, modelagens e integração com performances artísticas
Resumo O projeto Procultura Arte digital: projeções, modelagens e integração com performances artísticas é uma parceria do Museu Histórico e Pinacoteca da UFV com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), que objetiva disseminar a arte digital como manifestação artística contemporânea à comunidade universitária, viçosense e da região, divulgando, promovendo e universalizando seu acesso por meio de projeções digitais em fachadas. A interação através dos recursos tecnológicos constitui um diferencial, resultando em uma nova forma de experimentação artística. Além das intervenções artísticas o projeto possui caráter educativo, pois contempla a realização de oficinas de capacitação e desenvolvimento low-tech.Para as ações previstas no projeto Arte digital: projeções, modelagens e integração com performances artísticas, é necessário o domínio de softwares específicos para a produção das projeções. O projeto contempla a elaboração de projeções mapeadas com a utilização do software gratuito VPT_7 para o vídeo mapping, além do tratamento e edição de imagens por meio do Adobe Photoshop CS6 e Adobe Lightroom 5 e edição de vídeo com a utilização do programa Sony Vegas Pro 13. Buscando uma maior interação e inovação também foi empregado o software de modelagem 3d Blender.As oficinas propostas no projeto serão realizados com temáticas diversificadas, primeiro com a elaboração de projetores e óculos de realidade virtual low-tech, com materiais de baixo custo, e em um segundo momento, treinamento de vídeo mapping foi feito com base em uma apostila desenvolvida nas edições anteriores deste projeto.Utilizando softwares e projetores, foram realizadas projeções atreladas tematicamente às atividades artísticas da Pinacoteca da UFV. As técnicas e a utilização da tecnologia empregada foram consolidadas por meio de reuniões semanais além de cursos online/ tutoriais e o acompanhamento do professor orientador. Já foram realizadas 3 projeções até o momento, que aconteceram na fachada da edificação do Museu Histórico e Pinacoteca da UFV concomitante aos eventos e exposições do local. Por fim será realizado um sarau digital que buscará a interação da arte digital com performances e outras manifestações artísticas. O caráter interativo e universal da técnica empregada produziu efeitos positivos para divulgação e universalização da arte atingindo um público que talvez não fosse atingindo de outras maneiras, a singularidade da mesma possibilitou a contribuição no campo educacional atingindo a comunidade viçosense, tudo isso sem gerar resíduos ou qualquer tipo de poluição permanente.
Palavras-chave Arte Digital, Projeções, Sarau Digital
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.