Resumo |
No decorrer da história humana no planeta terra, vemos que as alterações antrópicas nas características naturais nos mais variados domínios morfoclimáticos nos trouxeram várias problemáticas, como por exemplo, a doença chamada Febre Amarela, que em função da alteração de determinados ambientes, vem tendo uma relação mais estreita com o ser humano, se propagando sobretudo em ambientes localizados entre o trópico de Capricórnio e Câncer, devido às condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento do vetor. O estudo é destinado a educação de alunos do ensino básico, pois, vemos que o tema é de grande relevância social, tendo este como objetivo analisar as várias relações que existem entre os domínios morfoclimáticos e a propagação da Febre Amarela na Bacia Hidrográfica do Rio Doce (MG) – BHRD (MG). Para a realização desta análise, têm sido confeccionados primeiramente um mapa da BHRD (MG), e posteriormente um mapa de uso e ocupação das terras que compõem esta bacia para os anos de 2001, 2005, 2009 e 2013 e após isto, espacializando as ocorrências dos casos de Febre Amarela neste local, a partir de dados do DataSus e assim propiciando uma análise da espacialização da Febre Amarela na BHRD (MG). A partir destas etapas, o conhecimento adquirido é levado às escolas participantes do PIBID Geografia e Inclusão, sub área da Geografia, que são a Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e Escola Estadual Santa Rita de Cássia, todas localizadas no município de Viçosa-MG. O foco principal das aulas estão na questão tema do trabalho, que é a espacialização da doença na BHRD(MG). Esta problemática será explicada a partir do conceito de Espaço Geográfico, mostrando toda relação espaço-temporal desta doença, sobretudo na área de análise, sendo trabalhado posteriormente a questão da prevenção da Febre Amarela por meio principalmente de atividades práticas e lúdicas, com o intuito de promover a conscientização nos alunos, e também que eles levem estas informações ao seu contexto social (familiares, amigos, etc). Considerando a epidemia de Febre amarela que ocorreu neste ano de 2017, é de suma importância entender os processos que levaram esta ocorrência, tendo assim uma análise empírica frente aos fatos acontecidos, e a partir da abrangência do PIBID nas escolas levar este conhecimento para a comunidade escolar e população como um todo, buscando a maior dimensão possível deste trabalho, que contribui grandemente na informação e conscientização não só dos alunos do ensino básico mas da sociedade em geral. |