Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8301

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde Coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor João Vitor Andrade
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros Adriele Campos Moreira, Fernanda Luciana Moreira Barbosa, Isabele Lima Pereira, Maiane da Silva Fernandes, Priscila Araújo Rocha, Renata Maria Colodete , Taciane Luise Moreira Ferreira, Wederson Candito de Oliveira
Título A experiência de realização de uma oficina sobre estruturação e funcionamento das redes de atenção à saúde pelo PET-GRADUASUS
Resumo Introdução: As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são coordenadas pela atenção primária a saúde, prestada no tempo, no lugar e com qualidade certa, tendo o custo certo, garantindo sua responsabilidade sanitária e econômica sobre esta população. A rede de atenção deve ser bem estruturada de forma que a comunicação entre os pontos da mesma seja efetiva, para que o paciente possa ter o seu problema solucionado. Visando esta lógica, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, criou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que tem como objetivo preparar e capacitar profissionais e futuros profissionais de saúde para atender as demandas do Sistema Único de Saúde – SUS. Objetivo: Relatar a experiência de integrantes do PET-GRADUASUS na construção e realização da Oficina intitulada “Estruturação e funcionamento das RAS”. Descrição das principais ações: a atividade foi elaborada no período de maio a junho de 2017, no departamento de Medicina e Enfermagem na Universidade Federal de Viçosa. A atividade envolveu discentes, docentes e profissionais da área da saúde da cidade de Viçosa – MG que integram o PET-GRADUASUS, e foi estruturada nos seguintes momentos: divisão dos participantes do Programa em 5 subgrupos, ficando cada grupo responsável por levantar informações referentes aos diferentes pontos da RAS, sendo estes: Apoio Logístico; Sistema de Apoio Diagnóstico, Assistência Farmacêutica, Sistema de Informação e Vigilâncias em saúde; Atenção Secundária e Terciária; Atenção Primaria como Centro de Comunicação; Governança. Num segundo momento, houve a realização da oficina de forma dinâmica e interativa, onde todo o grupo poderia questionar e propor soluções para os problemas identificados em cada ponto de atenção da RAS, além de elaboração de questionamentos/provocações para serem respondidas pelos serviços da RAS, visando conhecer/entender as dificuldades pelos quais passam os usuários quando necessitam de assistência à sua saúde. Num terceiro momento, finalizando a oficina, os integrantes discutiram de forma dialógica experiências de como foi conhecer e vivenciar a oficina e posteriormente teve-se a explanação das dificuldades encontradas e relatos vivenciados na pratica clínica. Resultados: A atividade proporcionou a interação e discussão entre os participantes sobre o tema discorrido, havendo um dinamismo das ideias passadas e a compreensão do funcionamento da RAS e suas dificuldades/facilidades. Conclusão: Em suma, foi possível perceber que o PETGRADUASUS tem potencial para a integração ensino-serviço-comunidade, o que traz como reflexo uma maior e melhor prestação de cuidados aos usuários do SUS. Ademais, o programa é capaz de gerar a sensibilização e compreensão do quão é importante o conhecimento sobre o funcionamento da RAS, que se constitui pelo SUS, sendo o mesmo a garantia da saúde de forma Universal, Integral e Equitativa.
Palavras-chave Redes de Atenção à Saúde, PET-Saúde, Oficina
Forma de apresentação..... Painel
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