Outros membros |
Adriele Campos Moreira, Fernanda Luciana Moreira Barbosa, Isabele Lima Pereira, Maiane da Silva Fernandes, Priscila Araújo Rocha, Renata Maria Colodete , Taciane Luise Moreira Ferreira, Wederson Candito de Oliveira |
Resumo |
Introdução: As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são coordenadas pela atenção primária a saúde, prestada no tempo, no lugar e com qualidade certa, tendo o custo certo, garantindo sua responsabilidade sanitária e econômica sobre esta população. A rede de atenção deve ser bem estruturada de forma que a comunicação entre os pontos da mesma seja efetiva, para que o paciente possa ter o seu problema solucionado. Visando esta lógica, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, criou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que tem como objetivo preparar e capacitar profissionais e futuros profissionais de saúde para atender as demandas do Sistema Único de Saúde – SUS. Objetivo: Relatar a experiência de integrantes do PET-GRADUASUS na construção e realização da Oficina intitulada “Estruturação e funcionamento das RAS”. Descrição das principais ações: a atividade foi elaborada no período de maio a junho de 2017, no departamento de Medicina e Enfermagem na Universidade Federal de Viçosa. A atividade envolveu discentes, docentes e profissionais da área da saúde da cidade de Viçosa – MG que integram o PET-GRADUASUS, e foi estruturada nos seguintes momentos: divisão dos participantes do Programa em 5 subgrupos, ficando cada grupo responsável por levantar informações referentes aos diferentes pontos da RAS, sendo estes: Apoio Logístico; Sistema de Apoio Diagnóstico, Assistência Farmacêutica, Sistema de Informação e Vigilâncias em saúde; Atenção Secundária e Terciária; Atenção Primaria como Centro de Comunicação; Governança. Num segundo momento, houve a realização da oficina de forma dinâmica e interativa, onde todo o grupo poderia questionar e propor soluções para os problemas identificados em cada ponto de atenção da RAS, além de elaboração de questionamentos/provocações para serem respondidas pelos serviços da RAS, visando conhecer/entender as dificuldades pelos quais passam os usuários quando necessitam de assistência à sua saúde. Num terceiro momento, finalizando a oficina, os integrantes discutiram de forma dialógica experiências de como foi conhecer e vivenciar a oficina e posteriormente teve-se a explanação das dificuldades encontradas e relatos vivenciados na pratica clínica. Resultados: A atividade proporcionou a interação e discussão entre os participantes sobre o tema discorrido, havendo um dinamismo das ideias passadas e a compreensão do funcionamento da RAS e suas dificuldades/facilidades. Conclusão: Em suma, foi possível perceber que o PETGRADUASUS tem potencial para a integração ensino-serviço-comunidade, o que traz como reflexo uma maior e melhor prestação de cuidados aos usuários do SUS. Ademais, o programa é capaz de gerar a sensibilização e compreensão do quão é importante o conhecimento sobre o funcionamento da RAS, que se constitui pelo SUS, sendo o mesmo a garantia da saúde de forma Universal, Integral e Equitativa. |