Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8292

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thaís Carneiro Carvalho
Orientador JOANA D'ARC GERMANO HOLLERBACH
Outros membros Breno Henrique Sales Guimarães
Título A relação entre o Movimento Estudantil e a Universidade Federal de Viçosa (1964-1985): o estado da arte
Resumo O presente trabalho é parte da pesquisa “A relação entre o Movimento Estudantil e a Universidade Federal de Viçosa (1964-1985)”. Trata-se do levantamento bibliográfico acerca da atuação do movimento estudantil nesta instituição durante o Regime Militar. Para tal foram realizadas em um primeiro momento consultas aos acervos internos e ao Banco de Teses da CAPES, contudo a pesquisa dará ênfase aos documentos e publicações de jornais em circulação no período em questão. Posteriormente o material encontrado será sistematizado com o intuito de compreender as relações estabelecidas entre os estudantes e a UFV/Estado em um período específico da história do Brasil e os seus reflexos no campo da Educação. Para desenvolver o estudo desse recorte temporal da história fez-se necessário o entendimento de como se deu a história e o desenvolvimento político, econômico e social do país, assim como, a consolidação dos movimentos estudantis como entidades legalmente reconhecidas pelo governo. Sendo assim, conhecer o estado da arte sobre este objeto de estudo é de extrema relevância para que a partir dele a pesquisa possa ter continuidade. O período do regime militar foi marcado por contradições e divergências políticas que ditaram a dinâmica do país e o regime do silêncio e opressão estabelecidos na época contribuíram para um dos desafios encontrados ao se estudar a história do Brasil, sendo este, a lacuna na documentação e registros referentes a este período. A compreensão da estrutura e da dinâmica existente no movimento estudantil como fenômeno singular exige a apreensão de que este encontra-se inserido em um universo mais amplo que atende a um sistema gerenciado pelo poder político e econômico. Dessa forma, o fenômeno não existe isoladamente, mas sim, em determinado contexto histórico, geográfico, político e social sendo compreendido na relação que estabelece dentro destes. Portanto esta pesquisa possui caráter investigativo com o objetivo de conhecer um período ainda pouco explorado pela historiografia, contribuindo não somente para a história da UFV, mas também para o campo da História da Educação.
Palavras-chave Movimento estudantil, Ditadura militar, ensino superior
Forma de apresentação..... Oral
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