Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8281

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dança
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Leticia Monteiro Victorelli
Orientador Christina Gontijo Fornaciari
Título Dança e Arquitetura: poética do corpo em articulação com o espaço
Resumo A relação do homem com o espaço é intensamente discutida em inúmeros campos dos saberes. Entretanto, buscamos refletir a analogia presente entre as linguagens da dança e arquitetura, tendo como objeto de estudo a relação poética do corpo do bailarino no espaço urbano. Como que este corpo articula no espaço urbano, considerando suas arquiteturas físicas, simbólicas e coletivas. Os objetivos da pesquisa estão relacionados á investigação de como (e se) produzem os sentidos de corporização do bailarino no espaço.Compreendendo a variável dos espaços urbanos e a adaptabilidade do corpo que dança nesses ambientes. A metodologia é divida em três partes, a primeira etapa se constitui em levantamento bibliográfico, análise de conteúdo e reflexão dos mesmos para o objeto de estudo da pesquisa. A segunda etapa se dará partir da aplicação de entrevistas com estudantes do curso de graduação dança, residentes na Universidade Federal de Viçosa, campus UFV. E profissionais da dança residentes nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Com a aplicação das entrevistas com estudantes e profissionais da dança, pretende-se ter uma mostra que objetive esclarecer os comportamentos, conhecimentos e atitudes perante o elemento corpo-espaço. Para a análise dos dados coletados nas entrevistas será realizado transcrições das entrevistas, seguido pelo detalhamento dos mesmos, através de eixos temáticos. Tais eixos serão em seguida relacionados aos objetivos da pesquisa e aos referenciais teóricos presentes no estudo bibliográfico, resultando num texto. Já a terceira parte da pesquisa é referente ás experimentações da bolsista. Tendo como referencial o estilo da dança contemporânea propõe-se a vivência prática relacionada a teoria, constituindo o núcleo que condensará as atividades realizadas até então. A presente pesquisa se encontra em seus primeiros meses de trabalho, situando-se ainda nas etapas de levantamento bibliográfico e estruturação das entrevistas que serão aplicadas nos meses seguintes. Acreditamos que com a obtenção dos dados coletados nas entrevistas teremos uma mostra que objetivará a experiência do corpo do bailarino em contato com a arquitetura dos espaços urbanos de acordo com os domínios técnicos, exploratórios, e subjetivos de cada indivíduo. Optou-se por este procedimento, por tratar-se de um material de estudo cujos dados são altamente subjetivos e a entrevista apresenta um modo de extrair tais informações em primeira pessoa. O estudo se torna relevante ao considerarmos os processos de desenvolvimento do artista cênico e o reconhecimento das possibilidades corporais na dança,dentre eles a sensibilização e a adaptação corporal, uma vez que vemos um vasto campo de experimentações decorrentes das arquiteturas dos espaços urbanos. Já com a experimentação prática em dança contemporânea acredita-se que será possível conectar os conceitos apreendidos na literatura á vivência em tempo real da dança nos espaços urbanos na cidade de Viçosa- Minas Gerais.
Palavras-chave dança, arquitetura, corpo.
Forma de apresentação..... Oral
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