Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8251

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor TÚLIO ALVES DE SOUSA
Orientador ODILAINE INACIO DE CARVALHO DAMASCENO
Título Tratamento de resíduos gerados em aulas práticas de química do colégio de aplicação da UFV-COLUNI: uma oportunidade de aprendizagem
Resumo Com o avanço da terceira revolução industrial e o final do século XX, os problemas relacionados ao lixo tornaram-se tema recorrente nos conselhos internacionais. Porém, o que é descartado pelo ser humano vai muito além dos produtos diários ou dos rejeitos industriais, sendo muito importante minimizar as emissões que estão ao alcance de cada um. Tendo isso em vista, o projeto de iniciação científica de tratamento de resíduos químicos visa reduzir os potenciais danos à natureza causados pelos rejeitos das aulas práticas do colégio além de, a partir de aulas expositivas, conscientizar os alunos do colégio sobre as consequências de suas ações para o meio ambiente.
O trabalho foi proposto considerando os possíveis destinos desse material, sem o tratamento adequado, dentre os quais se destacam a incineração e o armazenamento em aterros industriais, que não atendem aos requisitos de um gerenciamento sustentável. Assim, é dever de cada instituição minimizar os impactos de suas próprias práticas, seja através da redução na fonte, do volume de material ou da toxicidade do mesmo a ponto de ser descartado na rede de esgoto convencional.
Para atingir os objetivos, os processos aprendidos nas próprias aulas práticas como filtração, destilação, deslocamento de equilíbrio e neutralização foram utilizados para diminuir a toxicidade dos resíduos, que, em sua maioria puderam ser descartados na rede de esgoto seguindo as normas estabelecidas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e pela COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Ademais, houve intervenções nos roteiros das atividades de modo a substituir compostos de elevada toxicidade, como o dicromato de potássio, cancerígeno de acordo com a literatura consultada. Outro resultado obtido no projeto foi a adaptação dos próprios processos de recuperação, dentre os quais se destaca a destilação convencional (que faz uso de grande quantidade de água), que, devido aos problemas recentes relacionados à escassez de água na região, foi substituída por uma montagem alternativa com garrafa PET com gasto mínimo de água.
Portanto, com a realização do projeto conquistou-se muito mais que o tratamento dos resíduos das aulas práticas, podendo-se destacar sua importância na formação dos alunos enquanto cidadãos conscientes de suas atitudes. Além disso, vale destacar a utilização do conteúdo aprendido em sala de aula que, apesar de, muitas vezes, ser taxado como irrelevante pelos estudantes, adquire valor fundamental quando associado ao cotidiano e ao papel de cada um na sociedade.
Palavras-chave resíduos, laboratório, tratamento
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,71 segundos.