ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Química |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | BIC-Júnior |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | TÚLIO ALVES DE SOUSA |
Orientador | ODILAINE INACIO DE CARVALHO DAMASCENO |
Título | Tratamento de resíduos gerados em aulas práticas de química do colégio de aplicação da UFV-COLUNI: uma oportunidade de aprendizagem |
Resumo | Com o avanço da terceira revolução industrial e o final do século XX, os problemas relacionados ao lixo tornaram-se tema recorrente nos conselhos internacionais. Porém, o que é descartado pelo ser humano vai muito além dos produtos diários ou dos rejeitos industriais, sendo muito importante minimizar as emissões que estão ao alcance de cada um. Tendo isso em vista, o projeto de iniciação científica de tratamento de resíduos químicos visa reduzir os potenciais danos à natureza causados pelos rejeitos das aulas práticas do colégio além de, a partir de aulas expositivas, conscientizar os alunos do colégio sobre as consequências de suas ações para o meio ambiente. O trabalho foi proposto considerando os possíveis destinos desse material, sem o tratamento adequado, dentre os quais se destacam a incineração e o armazenamento em aterros industriais, que não atendem aos requisitos de um gerenciamento sustentável. Assim, é dever de cada instituição minimizar os impactos de suas próprias práticas, seja através da redução na fonte, do volume de material ou da toxicidade do mesmo a ponto de ser descartado na rede de esgoto convencional. Para atingir os objetivos, os processos aprendidos nas próprias aulas práticas como filtração, destilação, deslocamento de equilíbrio e neutralização foram utilizados para diminuir a toxicidade dos resíduos, que, em sua maioria puderam ser descartados na rede de esgoto seguindo as normas estabelecidas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e pela COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Ademais, houve intervenções nos roteiros das atividades de modo a substituir compostos de elevada toxicidade, como o dicromato de potássio, cancerígeno de acordo com a literatura consultada. Outro resultado obtido no projeto foi a adaptação dos próprios processos de recuperação, dentre os quais se destaca a destilação convencional (que faz uso de grande quantidade de água), que, devido aos problemas recentes relacionados à escassez de água na região, foi substituída por uma montagem alternativa com garrafa PET com gasto mínimo de água. Portanto, com a realização do projeto conquistou-se muito mais que o tratamento dos resíduos das aulas práticas, podendo-se destacar sua importância na formação dos alunos enquanto cidadãos conscientes de suas atitudes. Além disso, vale destacar a utilização do conteúdo aprendido em sala de aula que, apesar de, muitas vezes, ser taxado como irrelevante pelos estudantes, adquire valor fundamental quando associado ao cotidiano e ao papel de cada um na sociedade. |
Palavras-chave | resíduos, laboratório, tratamento |
Forma de apresentação..... | Painel |