Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8247

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Priscila Rayane Quiel de Freitas
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título A educação ambiental e as políticas públicas em uma experiência de Escola Família Agrícola na zona da mata mineira-MG.
Resumo Esta pesquisa é parte de projeto "guarda-chuva" que contou com apoio da FAPEMIG (Edital 01/13), intitulado, Políticas, práticas educativas e meio ambiente: as perspectivas de produção sustentável da agricultura familiar dos movimentos sociais e sindicais na Zona da Mata Mineira, cujo objetivo foi analisar os vínculos entre o processo formativo que ocorrem a partir do Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata (STRs) e suas repercussões no currículo das EFAS da Zona da Mata Mineira. A EFA Paulo Freire, criada em 2007, localizada na comunidade de Boa Cama, no município de Acaiaca, região sudeste de Minas Gerais, foi incentivada pelo STRs, e movida pelo desejo dos trabalhadores rurais, desta comunidade em uma escola integrada na cultura local. Seu projeto, foi inscrito como curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. O percurso metodológico da pesquisa compreendeu a realização de um levantamento bibliográfico nas plataformas digitais da ANPED, SCIELO, CAPES e nas bibliotecas UFV e UFMG. Posteriormente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes, estudantes e coordenadores da EFA-Paulo Freire e subsequentemente realizado um estudo documental do Plano Político Pedagógico - PPP. A partir das análises pudemos concluir que: o Currículo da EFA Paulo Freire está integrado em quatro principais pilares fundamentais para a composição do plano de formação de seus estudantes: a Associação, Pedagogia de Alternância, Formação Integral da pessoa humana e o Desenvolvimento Rural Sustentável; a educação ambiental está presente no itinerário formativo da EFA, compondo parte com estudos teóricos-práticas (tempo escola) e parte com atividades prático-teóricas (tempo comunidade); os instrumentos pedagógicos como o Plano de Estudo (PE), Caderno da Realidade (CR), Visita as Famílias, Folha de Observação (FO), Serão e Viagem de Estudo, permitem a adaptação do currículo à realidade de vida dos seus alunos/as; o currículo das EFAs é unificado pela AMEFA no Estado de Minas Gerais em diálogo com demais entidades que atuam no campo; a consciência educativa ambiental na EFA tem como precursora o surgimento do STRs que desempenhou papel central na mediação da produção agroecológica dos agricultores familiares da Zona da Mata, na mediação das políticas públicas de inclusão social para a agricultura familiar das décadas de 2000, e como intérprete e crítico das orientações dos organismos internacionais como a OIT, UNESCO e OCDE mobilizados nas reformas políticas para a sustentabilidade no Brasil. Para concluirmos, observamos um esforço permanente dos membros da EFA em avançar no processo formativo mediado pela agroecologia, tangendo ora mais, ora menos os princípios da educação ambiental criados e amadurecidos ao longo das últimas três décadas, são eles: dinâmica integradora, transformadora, participativa, abrangente, globalizadora, contextualizadora, permanente e transversal.
Palavras-chave Educação Ambiental, Escola Família Agrícola, Políticas Públicas.
Forma de apresentação..... Oral
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