Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8243

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde Coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Karen Vieira da Silva
Orientador DEBORA CARVALHO FERREIRA
Título Cuidando do ursinho: aprender, brincar e (des)construir na educação em saúde
Resumo O “Cuidando do Ursinho” é um projeto que inaugurou suas atividades educativas no ano de 2015 com experiências pontuais em duas instituições escolares carentes da comunidade viçosense, Nova Era e Cachoeirinha. A proposta inicial era simular uma consulta em que as crianças levassem seus ursinhos de pelúcia para o atendimento e orientações sobre alimentação e higiene. Porém, com a observação dos resultados positivos obtidos nessas atividades e com a análise da necessidade de criação de metodologias de educação em saúde palpáveis para os professores, foi criado um jogo de tabuleiro chamado Liga da Saúde, que está sendo aplicado este ano de forma quinzenal com os alunos do 2º ano do ensino fundamental da escola Municipal Padre José Francisco da Silva, em Nova Viçosa. Nosso objetivo é realizar atividades voltadas para a desconstrução do medo do profissional de saúde; para a formação política e construção de conhecimentos acerca do SUS; para a aproximação entre saberes e para a integração entre aprendizado escolar e cuidado em saúde. Para isso, as crianças são convidadas a formarem uma equipe a fim de desvendar os mistérios de Ursolândia, cidade na qual muitos ursinhos estão ficando doentes. Para isso, cada um dos alunos ganha um passaporte (cartão SUS) para entrar no jogo e um “poder”, que representa uma das 4 funções dos profissionais da APS (médico, enfermeiro, agente de saúde e dentista). No decorrer da história, as crianças devem realizar missões que envolvem a discussão de diversos temas da área da saúde e educação, como dengue, reconhecimento da comunidade, partes do corpo humano, cuidados em saúde, respeito às diferenças, meio ambiente, alimentação, saúde mental, vacinação, atividade física, arte, gênero e saúde bucal. Além disso, para consolidar o conhecimento, cada criança recebeu um diário de bordo com atividades pedagógicas referentes ao tema abordado em uma missão, que são realizadas com as professoras na aula. As primeiras 4 missões já foram realizadas e foi possível perceber que os conhecimentos trabalhados foram aprendidos pelas crianças, como a função das agentes de saúde, o preparo de soro caseiro, o reconhecimento de mapas, a leitura de horas no relógio, entre outros. Ademais, valores como iniciativa, liderança e trabalho em equipe estão sendo incorporados cada vez mais, fazendo com que as crianças entendam que não precisam competir umas com as outras, mas devem se juntar para combater o inimigo em comum e salvar a cidade dos ursinhos. De modo geral, fica muito claro que quando se busca ensinar determinado conhecimento a partir da criação de uma história, conectando aspectos da realidade e da fantasia e desenvolvendo a psicomotricidade, a criança tende a aprender com mais facilidade e entusiasmo, e, dentro da área de educação em saúde, muitos dos conhecimentos que são abstratos tornam-se palpáveis e capazes de serem entendidos e aplicados pela criança.
Palavras-chave educação em saúde, saúde da criança, promoção de saúde
Forma de apresentação..... Painel
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