Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8242

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Mecânica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Guilherme Fernandes Guimarães
Orientador CHARLES LUIS DA SILVA
Título Despertar para a Engenharia: Apresentação do projeto SAE Aerodesign pela equipe UFV SKYWARDS nas escolas de ensino médio de Viçosa
Resumo Nos dias 5 e 6 de novembro de 2016 nove milhões de alunos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), buscando a oportunidade de ingressar em um curso de graduação, seja esse em universidades públicas ou privadas. No entanto estima-se que a maioria desses candidatos tem uma tendência de não escolherem cursos de engenharia no Sisu. A origem desse problema está no fato da população em geral não ter afinidade com as ciências exatas. Mas pode-se citar também que muitos alunos de ensino médio não sabem o trabalho de um engenheiro, nem suas atribuições. Com base nesse cenário e buscando mudar essa realidade criou-se o projeto “Despertar para a Engenharia: Apresentação do projeto SAE Aerodesign pela equipe SKYWARDS UFVoa nas escolas de ensino médio de Viçosa”. O projeto busca aproximar a sociedade acadêmica, principalmente os graduandos em engenharia dos alunos do ensino médio das escolas públicas. Acredita-se que esse contato seja importante para estimular os alunos a buscarem informações sobre a engenharia e incentivá-los a escolher essa como uma opção de carreira. Uma das maneiras encontradas pela equipe para alcança-los foi realizar apresentações nas escolas públicas da região viçosense sobre os cursos de engenharia, rotina acadêmica, projeções futuras e algumas curiosidades. No entanto foram encontradas algumas dificuldades para realização das apresentações, pois frequentemente as visitas agendadas com as instituições de ensino foram desmarcadas por diversos motivos pelos responsáveis das escolas. Outros problemas encontrados foram o de locomoção da equipe, que conta com 20 membros, e da aeronave, assim como o agendamento de horários em que estivem de acordo com aulas dos membros. Nas visitas realizadas foi possível observar um grande interesse por parte dos alunos que até então não conheciam os cursos de graduação e suas atribuições, ou conheciam, mas ainda não tinha escolhido sua profissão futura. O projeto despertou um grande interesse também por parte dos professores, que mantiveram contato com a equipe a fim de melhorar a apresentação, tornando-a mais adequada para os alunos de ensino médio. O resultado mais importante do projeto foi o de realmente conseguir despertar o interesse de alguns alunos para engenharia, após as visitas aos alunos que até então estavam indecisos quanto ao curso que iriam escolher entraram em contato com a equipe de projeto para saber mais sobre o curso e comparecendo a algumas aulas através do projeto “Universitário por um dia”. Sendo assim a equipe pretende continuar com o projeto em 2017 para ampliar o número de escolas atendidas e incentivando mais alunos a escolherem a engenharia
Palavras-chave Skywards, Engenharia, Engenharia Mecânica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.