Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8239

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Outros
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Taynara Morozesch Carvalho Silva
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Clara Sábato Rocha, Marcela Carvalho de Jesus Bigão, Wyllianne Alves de Castro
Título Alice em Ação: informação, integração e iniciação à docência.
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como objetivo principal a inserção de licenciandos na realidade das escolas públicas, preparando e capacitando-os para a sua futura atuação. Para a eficácia das atividades desenvolvidas por meio da ação conjunta com os pibidianos, é de extrema importância que a comunidade escolar, incluindo alunos, professores, pais e funcionários tomem conhecimento de quem são eles e compreendem os propósitos e finalidades do programa. O objetivo desse resumo é socializar uma das estratégias usadas por um grupo de pibidianas da Biologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa - MG, na apresentação do programa e na integração com a comunidade escolar, uma vez que eram recém-chegadas à escola. Considerando o novo espaço de atuação, foi criado o jornal “Alice em Ação” que, em sua primeira edição, correspondente aos meses de fevereiro, março e abril, trouxe temas atuais e relacionados à realidade da comunidade, como, por exemplo, a Reforma da Previdência. Este tema vinha sendo amplamente discutido junto à comunidade escolar, já que a escola em questão aderiu à greve em resposta à proposta de reforma da previdência social. Outro tema tratado foi a Febre Amarela, que vinha assustando os brasileiros com o anúncio de um surto. Recursos como imagens, charges, gráficos e atividades lúdicas (cruzadinha, caça-palavras, curiosidades) que exploram a inter e multidisciplinaridade também foram utilizados. Notícias diretamente relacionadas à escola, como a adesão da Telessala, também foram trazidas no corpo do jornal, com o objetivo de deixar todos a par dos acontecimentos da escola. Foram apresentados também alguns museus e espaços de ciência da UFV, com o objetivo de que os mesmos pudessem ser visitados pelos professores e estudantes, como uma forma diferenciada de ensino e aprendizagem, além de apresentá-los à comunidade local como possibilidade de lazer e cultura. Uma seção do jornal foi destinada especialmente à apresentação do Pibid e das licenciandas. Os objetivos do programa e uma breve apresentação das pibidianas, juntamente com a imagem de cada uma delas, também estiveram presentes nessa primeira edição. O jornal foi distribuído em um sábado letivo em que toda a comunidade escolar estava representada. A recepção do jornal foi bastante positiva e alcançou seu objetivo inicial de aproximação do programa e das licenciandas à comunidade escolar. A criação do jornal vem estimulando a participação de professores e estudantes nas próximas edições, tanto que para a próxima edição a ser lançada em agosto, boa parte das matérias são de estudantes ou professores. A estratégia de criação do jornal foi extremamente eficaz, superando as expectativas iniciais e incentivando as pibidianas na mediação do preparo das próximas edições. Essa experiência, ainda como licenciandas, endossa a importância do Pibid na formação de professores dispostos a vivenciar outros saberes docentes, além da sala de aula.
Palavras-chave Educação, Jornal, PIBID
Forma de apresentação..... Painel
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