Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como objetivo principal a inserção de licenciandos na realidade das escolas públicas, preparando e capacitando-os para a sua futura atuação. Para a eficácia das atividades desenvolvidas por meio da ação conjunta com os pibidianos, é de extrema importância que a comunidade escolar, incluindo alunos, professores, pais e funcionários tomem conhecimento de quem são eles e compreendem os propósitos e finalidades do programa. O objetivo desse resumo é socializar uma das estratégias usadas por um grupo de pibidianas da Biologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa - MG, na apresentação do programa e na integração com a comunidade escolar, uma vez que eram recém-chegadas à escola. Considerando o novo espaço de atuação, foi criado o jornal “Alice em Ação” que, em sua primeira edição, correspondente aos meses de fevereiro, março e abril, trouxe temas atuais e relacionados à realidade da comunidade, como, por exemplo, a Reforma da Previdência. Este tema vinha sendo amplamente discutido junto à comunidade escolar, já que a escola em questão aderiu à greve em resposta à proposta de reforma da previdência social. Outro tema tratado foi a Febre Amarela, que vinha assustando os brasileiros com o anúncio de um surto. Recursos como imagens, charges, gráficos e atividades lúdicas (cruzadinha, caça-palavras, curiosidades) que exploram a inter e multidisciplinaridade também foram utilizados. Notícias diretamente relacionadas à escola, como a adesão da Telessala, também foram trazidas no corpo do jornal, com o objetivo de deixar todos a par dos acontecimentos da escola. Foram apresentados também alguns museus e espaços de ciência da UFV, com o objetivo de que os mesmos pudessem ser visitados pelos professores e estudantes, como uma forma diferenciada de ensino e aprendizagem, além de apresentá-los à comunidade local como possibilidade de lazer e cultura. Uma seção do jornal foi destinada especialmente à apresentação do Pibid e das licenciandas. Os objetivos do programa e uma breve apresentação das pibidianas, juntamente com a imagem de cada uma delas, também estiveram presentes nessa primeira edição. O jornal foi distribuído em um sábado letivo em que toda a comunidade escolar estava representada. A recepção do jornal foi bastante positiva e alcançou seu objetivo inicial de aproximação do programa e das licenciandas à comunidade escolar. A criação do jornal vem estimulando a participação de professores e estudantes nas próximas edições, tanto que para a próxima edição a ser lançada em agosto, boa parte das matérias são de estudantes ou professores. A estratégia de criação do jornal foi extremamente eficaz, superando as expectativas iniciais e incentivando as pibidianas na mediação do preparo das próximas edições. Essa experiência, ainda como licenciandas, endossa a importância do Pibid na formação de professores dispostos a vivenciar outros saberes docentes, além da sala de aula. |