Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8226

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor MATEUS SEPPE SILVA
Orientador ISNARD DOMINGOS FERRAZ
Título Uso de Animações e Simulações Interativas no Ensino de Física
Resumo O computador tem sido apresentado como uma ferramenta com múltiplas possibilidades de utilização no ensino Física como, por exemplo, no uso de animações e experiências simuladas. A disseminação da internet faz com que esta ferramenta possa ser amplamente divulgada e multiplicada. Pesquisas, envolvendo o computador no ensino de Física, apontam que as simulações computacionais com objetivos pedagógicos podem dar suporte a atividades exploratórias caracterizadas pela observação, análise e interação do sujeito com modelos já construídos. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do uso de animações e simulações interativas computacionais como facilitadores de aprendizagem, ou seja, avaliar o efeito das mesmas na percepção e visualização de conceitos de Física no conteúdo de movimento harmônico simples e ondulatória na segunda série do ensino médio. Foram utilizadas animações sobre o movimento harmônico simples (MHS), parâmetros de uma onda (velocidade, comprimento de onda e frequência) e ondas estacionárias, nas aulas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. As animações de MHS foram apresentadas aos alunos, após explanação teórica em sala, para que eles desenvolvessem as atividades propostas sobre o tema. As animações que envolviam conceitos iniciais em ondulatória foram inseridas na explanação do conteúdo em sala. Foi aplicado um questionário para avaliar o efeito das animações na percepção dos estudantes e se os mesmos consideravam que o recurso educacional teria ajudado a entender o conteúdo. Ao final da exposição, a maior parte dos alunos foram capazes de identificar o sistema apresentado, identificar as grandezas físicas presentes no mesmo, analisar a influência da variação do valor dessas grandezas e traçar gráficos da velocidade e aceleração relativas ao movimento apresentado. Sendo que, nesse último, foi observada maior dificuldade por parte dos estudantes. Ao avaliar as respostas em relação à utilidade da animação, nota-se que a grande maioria considera que as simulações e animações interativas ajudam no entendimento do conteúdo, pois possibilitava a visualização concreta do conceito físico apresentado. O estudo reforça que, a utilização de animações e simulações computacionais, é um recurso que pode agir na motivação dos alunos e contribuir para uma aprendizagem mais eficaz, ou melhor, mais significativa do conteúdo estudado.
Palavras-chave Animações, ensino, física
Forma de apresentação..... Painel
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